“Apocalipse Revelado” é uma poderosa Coleção de 8 eBooks que mergulham nos mistérios dos principais temas do Livro do Apocalipse.
300 Quebra gelos e dinâmicas
O que é um quebra-gelo?
Um quebra-gelo é uma pergunta simples que ajuda as pessoas a se sentirem confortáveis em um grupo. O quebra-gelo ajuda indivíduos a focalizarem nos outros. Isso vai ajudar a criar uma boa atmosfera para o encontro do grupo pequeno.
Por que usar um quebra-gelo?
Quebra-gelos são essenciais para o crescimento das células ou pequenos grupos. As pessoas não divulgam de imediato suas necessidades e feridas em um grupo. O quebra-gelo ajuda a praticar o compartilhamento e aprender que é seguro compartilhar coisas profundas.
Células não são diferentes. Se você quer que seu grupo se aprofunde em questões mais íntimas, o uso regular de quebra-gelos será fundamental, mesmo que pareça sem utilidade.
Quebra-gelos também ajudam você a conhecer coisas a respeito dos membros do seu grupo que você não poderia descobrir de outra maneira.
Quanto tempo deve durar um quebra-gelo?
Um quebra-gelo normal leva de 1 a 3 minutos ou menos para cada pessoa responder. Alguns podem levar mais tempo, mas cuide com o tempo! Você poderá investir uma hora inteira de seu encontro se cada pessoa de um grupo de 12 pessoas falar por cinco minutos.
Diferentes tipos de quebra-gelos
Podemos fazer milhares de perguntas para um grupo de pessoas, mas apenas algumas irão atingir o objetivo adequado para o seu grupo.
Quando seu grupo é novo, escolha quebra-gelos que irão apresentar a história de cada participantes (irmãos e irmãs, o meio de transporte que você usava na infância, etc.) e perguntas que irão ajudar todos a se sentirem confortáveis (“Diga como foi sua semana, comparando-se com uma fruta ou vegetal”).
O fator decisivo é o aprofundamento dos relacionamentos. Se vocês estiverem juntos por alguns meses, uma pergunta mais séria como: “Qual foi a coisa mais importante que aconteceu com você na semana passada?” é bastante apropriada.
Como facilitar um bom quebra-gelo?
A melhor maneira para facilitar o quebra-gelo é fazer uma pergunta e respondê-la você mesmo dentro do limite de tempo. Então dirija-se à pessoa do seu lado direito ou esquerdo e peça para ela compartilhar. Isso possibilita duas coisas: define o limite de tempo e oferece um bom exemplo de uma resposta. A maioria das pessoas entende melhor depois de uma ou duas respostas.
Sempre continue pelo círculo, pessoa por pessoa, e peça para cada um deixar para fazer comentários adicionais depois da reunião. Isso sugere para os que falam muito que podem responder ao quebra-gelo apenas uma vez, e também permite que pessoas quietas compartilhem e não todo semana fiquem por último para responder à pergunta.
Veja também
Dê permissão para as pessoas “passarem”, para não sentirem que estão sendo colocadas debaixo dos holofotes. Algumas pessoas precisam de mais tempo para “preparar” ou para “pensar” do que outras. Então, quando os outros tiverem respondido, pergunte para aqueles que passaram se eles gostariam de responder. A maioria vai querer responder.
O quebra-gelo é uma das melhores partes da reunião para ser delegada para um membro do grupo. É fácil compartilhar essa parte. Convidando outros para liderar partes da reunião, cria um sentimento entre os membros de pertencerem ao grupo.
Como lidar com o inesperado durante o quebra-gelo?
O que fazer quando alguém de repente fala alguma coisa realmente séria durante o quebra-gelo? Ex.: Perdi meu emprego, meu pai morreu ontem, minha esposa me abandonou, meu marido está me traindo, estou com uma doença muito grave, etc. Agradeça a pessoa na mesma hora por compartilhar uma necessidade tão profunda. Então diga que você (ou o grupo) gostaria de orar por ela logo após o período de adoração, quando os membros estarão mais capacitados para ministrar. Dessa maneira, você não entrará num tempo de ministração antes de preparar seu coração, e a reunião não vai focalizar em apenas uma pessoa.
O que fazer se alguém compartilhar alguma coisa inapropriada a respeito do seu cônjuge, pais ou membro da Igreja durante o quebra-gelo? Esses são momentos embaraçosos! Diga para a pessoa que este não é o momento ou lugar para compartilhar este tipo de questão. Então volte-se para todo o grupo e diga: “Esse grupo é um lugar seguro. Aqui você é amado e nenhuma palavra ou ação pode fazer que deixemos de amar você”. Demonstre amor incondicional. Então faça a coisa ir para frente o mais rápido possível. Não há nada mais embaraçoso do que parar nesse tipo de questão!
Ocasionalmente uma simples pergunta pode tocar em necessidades profundas ou feridas. Eu estava liderando um grupo alguns anos atrás e fiz uma pergunta simples: “Quantos irmãos e irmãs você tem, e onde você viveu sua infância”? As pessoas foram respondendo e, quando a terceira pessoa compartilhou, uma mulher que havia perdido sua irmã saiu correndo da sala, chorando. Apesar de sua irmã já ter falecido há mais de um ano, ela ainda estava sofrendo intimamente. Embora fosse uma pergunta inocente, essa pessoa da célula estava machucada pelo fato de eu fazer as perguntas, sabendo a respeito da sua perda. Eu me senti horrível. Mesmo me desculpando, a restauração do relacionamento levou semanas. A verdade é que levantei a questão durante um período de descontração, sem pensar. Se eu tivesse orado a respeito do quebra-gelo e separado um tempo para prepará-lo, teria escolhido outra pergunta.
Ore cuidadosamente a respeito das perguntas que vai fazer ao seu grupo. Verifique com seu cônjuge ou líder em treinamento se a pergunta que você vai fazer vai deixar o grupo confortável. Eles podem estar pensando a respeito dos sentimentos das pessoas quando você não está, ou podem saber, ou sentir coisas que você não percebeu.
Quebra-gelos errados
Quebra-gelos errados convidam pessoas para revelar feridas e pecados de outros presentes, ou são inapropriadas, ou muito pessoais para um grupo e podem colocar toda a reunião a perder.
Exemplos de quebra-gelos errados: “Conte um segredo que nem seu cônjuge sabe”, “Que coisa você gostaria de mudar na vida da pessoa ao seu lado?”, “Diga o pecado de alguém presente para podermos orar por essa pessoa”, “Qual fofoca você ouviu essa semana?”, “O que você odeia em nosso pastor, ou na liderança?”
Preparei um material repleto de perguntas que você pode usar para começar seus encontros de célula ou pequeno grupo, que irão guiá-lo na escolha das perguntas que melhor combinam com os membros e com o nível de maturidade do seu grupo.
Para acessar o material clique no botão abaixo: