O que é a Bíblia?
Para o cristão saber o que é a Bíblia é muito importante. Ela é para os cristãos é a palavra de Deus, que foi registrada por escrito para responder às grandes perguntas da humanidade e nos ensinar a viver.
“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17
Índice
Introdução
A palavra “Bíblia” vem do grego βιβλία, plural de βιβλίον, transl. bíblion, “rolo” ou “livro”, diminutivo de “byblos”, “papiro egípcio”, provavelmente do nome da cidade de onde esse material era exportado para a Grécia, Biblos, atual Jbeil, no Líbano) é uma coleção de textos religiosos de valor sagrado para o cristianismo,em que se narram interpretações religiosas do motivo da existência do homem na Terra. Antes de o nome “Bíblia” se tornar comum, era conhecida como “As Sagradas Escrituras”. É considerada pelos cristãos como divinamente inspirada, tratando-se de importante documento doutrinário.
Além de saber o que é a Bíblia, uma outra pergunta é: Como a Bíblia foi escrita?
Muitos perguntam: Mas como a ela foi escrita? Ela foi escrita por inspiração de Deus (2 Timóteo 3:16). Isso significa que Deus guiou os escritores para escrever exatamente o que era preciso da maneira correta.
Os livros foram escritos por cerca de 40 pessoas diferentes ao longo de 1500 anos. Portanto, um leitor atento consegue notar a personalidade de cada escritor (por exemplo, Paulo é mais direto e João é mais amável) mas ao mesmo tempo há uma perfeita coerência entre todos os livros.
Você pode ainda se perguntar quem é considerado o Autor da Bíblia?
Ou seja, não podemos negar que Deus é o seu grande Autor e, por isso, como Ele é muito bom com palavras, Ele usou o estilo próprio de cada escritor para transmitir de maneira perfeita a verdade ao mundo. Não há nenhum outro livro no mundo escrito como a Bíblia.
Como estão organizados os livros da Bíblia?
Certamente saber o que este livro é, não é tão difícil assim. Mas, uma grande dúvida que muitos possuem é sobre Como estão organizados os livros? Agora, começaremos a dar os passos iniciais para sabermos o que é a bíblia.
Sua divisão se dá em duas partes: o Antigo Testamento e Novo Testamentos. O primeiro, na versão aceita de forma geral por protestantes e judeus, apresenta a história do mundo desde sua criação até os acontecimentos após a volta dos judeus do exílio babilônico, no século IV a.C. Os católicos e ortodoxos, por outro lado, têm um cânon mais extenso, cobrindo até os asmoneus do século II a.C.
O Novo Testamento apresenta a história de Jesus Cristo e a pregação de seus ensinamentos, durante sua vida e após sua morte e ressurreição, no século I. (ver: Vida de Cristo) A Bíblia não era dividida em capítulos até 1227, quando o cardeal Sthepen Langton os criou, e não apresentava versículos até ser assim dividida em 1551 por Robert Stephanus.
Ela contém um total de 66 livros e estão organizados da seguinte forma:
Antigo Testamento
Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio) – conhecidos também como os livros da lei, são os primeiros 5 livros e contam sobre as origens da humanidade e da nação de Israel. Têm os Dez Mandamentos e as leis da Velha Aliança.
Livros históricos (Josué até Ester) – contam os eventos da história do povo de Israel, desde sua chegada em Canaã até ser conquistado por outros povos.
Poesia e livros de sabedoria (Jó até Cântico dos Cânticos) – poemas de louvor a Deus, ditados e conselhos úteis.
Profecias (Isaías até Malaquias) – revelações que Deus deu a vários profetas sobre o futuro de Israel e seus vizinhos, a vinda de Jesus e o fim do mundo.
Novo Testamento
Biografias/livros históricos (Mateus até Atos) – contam sobre a vida e as obras de Jesus e o início da igreja.
Cartas (Romanos até Judas) – chamadas também de epístolas, são cartas que alguns dos apóstolos escreveram às igrejas para ensinar o fundamental sobre a vida com Cristo.
Apocalipse – um livro profético escrito pelo apóstolo João, que fala sobre a revelação de Deus sobre o fim do mundo. Termina a Bíblia com um convite para aceitar Jesus e ir para o Céu (Apocalipse 22:17).
Conclusão
Existem vários recursos online e em livros para lhe ajudar a entender melhor os texto, como dicionários, mapas, informações sobre a História e a cultura da época que podem lhe ajudar a estudar e conhecer mais sobre a bíblia.