Na narrativa do evangelista Mateus ele deixa claro a intenção dos fariseus: “Então, retirando-se os fariseus, consultaram entre si como o surpreenderiam em alguma palavra” (Mateus 22:15). Eles queriam surpreender Jesus para ter algo com que acusá-lo. Então, formularam precisamente uma pergunta tendenciosa que precisamos entender bem: “Dize-nos, pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não?” (Mateus 22:17). Sabemos que os judeus odiavam os romanos e mais ainda pagar impostos a eles. Mas qual era a pegadinha dessa pergunta?

Pagar ou não pagar imposto a César?

Eles queriam duas respostas possíveis de Jesus: a) sim, devemos pagar tributo a César. Se Jesus dissesse isso eles o acusariam de estar contra o próprio povo, de aprovar a corrupção romana, de ir contra todo o sofrimento que seu povo passava na exploração que sofria. Essa resposta também colocaria em questionamento se Jesus realmente era o Messias, já que os judeus esperavam um Messias que os libertasse da opressão política.  b) Não, não devemos pagar tributo a César. Se Jesus dissesse isso eles o acusariam de se levantar contra as autoridades romanas, de ser um tipo de baderneiro que pregava a deslealdade as autoridades romanas. Certamente os romanos adorariam punir alguém que dissesse isso! Percebe a terrível pegadinha que prepararam para Jesus?

Na sequência da narrativa observamos a profundidade da sabedoria de Jesus, que consegue sair da arapuca que eles prepararam e, ainda por cima, traz uma lição preciosa a eles: “Mostrai-me a moeda do tributo. Trouxeram-lhe um denário. E ele lhes perguntou: De quem é esta efígie e inscrição? Responderam: De César. Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mateus 22:19-21). A lição aqui é simples: Se vocês estão vivendo debaixo do governo humano de César, recebem esse dinheiro dele e também os benefícios de seus serviços públicos, então que paguem seus impostos a esse sistema humano. Mas não se esqueçam de que temos também obrigações espirituais que devemos também a Deus. Tudo está interligado para que haja paz e tranquilidade. Dando a César o que é dele e a Deus o que é Dele a vida de todos vai ser melhor.

Com essa resposta, obviamente, Jesus jogou a interpretação para o pensamento deles (como fizemos aqui no estudo), pois não disse nem o sim e nem o não que eles esperavam para aquela pergunta. Eles deveriam refletir nos pormenores da fala de Cristo. Mas, de forma direta, Jesus não foi desleal ao governo humano de Roma (coisa que eles queriam que ele fizesse) e também não foi desleal para com o Senhor e com seu povo (coisa que eles desejariam também). Uma resposta simplesmente genial de Jesus!


Mais conhecimento da Bíblia em menos tempo?Não sei se você é uma dessas pessoas que tem dificuldades de entender a Bíblia. Eu já fui e sofri muito! Mas não me dei por vencido, não me deixei ser derrotado pelos inimigos. E você, como anda sua leitura da Bíblia? Seu entendimento? Que tal melhorar nessa área da sua vida espiritual, aprendendo a entender assuntos da Bíblia de forma simples e rápida, ajudado por quem já superou as mesmas dificuldades que você enfrenta? Clique aqui agora e pegue seu Manual de estudos exclusivo


Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *