Quebra Gelo: Você é capaz de cita o nome de dois de seus melhores amigos dos tempos de colégio? E uma qualidade de cada um que, em sua opinião, se destacava?
Tema: Vida de Fé
Texto-base: 1 Tessalonicenses 1-10
INTRODUÇÃO: Nesta epístola, Paulo, Silvano e Timóteo é que se dirigem à igreja dos Tessalonicenses visando levar-lhes uma palavra de esperança sobre a vinda de Jesus que estaria muito próxima. Estando próxima a sua vinda, muita coisa teria de ser diferente, principalmente no comportamento diante das coisas do mundo.
– Leia os versículos 4 e 5
Pergunte: O que convenceu a Paulo de que os tessalonicenses tinham de fato sido escolhidos por Deus?
Compartilhe: No verso 5 vemos a eleição – a vocação, chamado, graça – de Deus se evidencia na vida dos cristãos de Tessalônica por meio das virtudes cristãs que ele destacou no verso 2 [a fé operosa; o amor abnegado; a firme esperança] e pelo testemunho público. Eles receberam a palavra e nela perseveraram, mesmo num ambiente tumultuado, cheio de tribulações e perseguições. Apesar disso tudo, a alegria desses crentes era algo notório não só entre eles, mas em toda a região. Sua fama os precedia. Paulo diz que em todo lugar se ouvia sobre a fé para com Deus que possuía aquele povo.
– Leia o versículo 6
Pergunte: De que maneira você entende que eles se tornaram primeiro imitadores, e depois modelos de fé?
Pergunte: O que isso revela sobre o crescimento deles em Cristo?
Compartilhe: Ao longo de sua viagem, Paulo descobriu que os cristãos que encontrava sabiam não apenas de seus feitos em Tessalônica, mas também tinham ouvido falar da fé dos tessalonicenses. Os cristãos tessalonicenses, embora ainda crianças em Cristo, haviam se tornado exemplos de fé, amor e esperança para outros.
CONCLUSÃO: Dos vs. de 1 a 10, vemos a tríade preferida de Paulo: a fé, o amor e a esperança; aqui manifestada pelos tessalonicenses. Paulo agradeceu ao Senhor pelos vários aspectos do comportamento exemplar dos tessalonicenses.
Paulo se lembrava de continuamente, diante de Deus e Pai, o que eles tinham demonstrado:
– O trabalho que resulta da fé.
– O esforço motivado pelo amor.
– O amor deles era demonstrado especialmente pela cordialidade com que recebiam os itinerantes (vs. 9). Paulo elogiou o amor deles novamente em 4.9-10, onde afirmou que eles tinham sido “por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros” (vs. 9).
– A perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.
Paulo se referiu à esperança dos tessalonicenses quanto ao retorno do Senhor Jesus, o qual um dia os libertaria de suas preocupações presentes e da ira de Deus que se aproximava.