Sem dúvida, o título desse livro me chamou a atenção e confesso que estou muito inclinado a tê-lo em minha estante. É um livro traduzido do inglês, escrito por Simon Sinek, cujo título em inglês é “Leaders eat last” (Líderes comem por último). Simon é Bacharel em Antropologia Cultural pela Brandeis University, EUA, fascinado pelos aspectos antropológicos da liderança. No livro ele aborda as raízes evolucionistas da liderança e faz uma interessante relação com o mundo empresarial.

O título do livro foi inspirado numa conversa que o autor teve com um general do corpo de fuzileiros navais da marinha norte-americana, que lhe disse: “aqui os oficiais comem por último”.

Na verdade, os fuzileiros jovens comem sempre em primeiro lugar, enquanto os oficiais seniores aguardam a sua vez no final da fila para a refeição. Ou, como sublinha o autor, “os grandes líderes sacrificam o seu próprio bem-estar pelo bem-estar daqueles que estão ao seu cuidado”.

Pensando nisso, quero fazer uma breve reflexão sobre asse conceito à luz da Bíblia.

A grande missão e o principal mandamento: amar e servir, servir e amar

A Bíblia nos revela que Deus Pai enviou Seu Filho Unigênito para servir e, de maneira especial, nosso Senhor Jesus Cristo serviu o mundo com a Sua vida. Os ensinamentos de Cristo, Sua acolhida aos necessitados – doentes, pobres, mulheres, crianças e pecadores em geral – foi para servi-los.

Jesus Cristo veio a este mundo e não brincou de ser humano, Ele foi gente mesmo, assumiu a nossa carne conforme João 1.1.14,

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Apesar de toda sua glória, Ele não teve por usurpação ser igual a Deus, antes

“…esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens (Filipenses 2:7).

Jesus teve fome, sede, andou muito a pé, de barco, obrigava-se a estar com o Pai em oração fazendo Suas vigílias, mostrou Sua indignação com as autoridades da época, chamando-as de “hipócritas”, “sepulcros caiados” e “víboras”. O Filho de Deus, também com os Seus discípulos, mostrou Sua indignação pelo fato de eles não entenderem os ensinamentos d’Ele, chamando-os de “homens de pouca fé” e “lentos para crer”. Pode-se constatar o quanto Ele foi gente, pois podemos olhar para nossa vida e verificar que enfrentamos diversas dificuldades não só por causa dos erros que um dia cometemos, mas por causa da nossa limitação humana.

Claro que nosso Senhor não só lamentou as dificuldades que tinha com os sábios e com seu grupo de discípulos, mas também não parou nas limitações deles e das autoridades da lei. Ele foi adiante, mesmo correndo risco de morte, Jesus continuou a evangelizar. A Boa Nova precisava ser anunciada, o amor do Pai precisava ser transbordado. Mas quem era alvo desse amor? O homem. E assim Ele fez: nasceu, cresceu, aprendeu tantas coisas, até o ofício de Seu pai adotivo; viveu a missão que o Pai do céu Lhe confiou, a grande missão e o principal mandamento: amar e servir, servir e amar.

Jesus é o verdadeiro exemplo de um líder servo. Por isso, a liderança servidora é uma mistura equilibrada entre líder e servo. Um líder servidor valoriza ideias, contribuições e regularmente busca opiniões com seus colegas de trabalho, estabelecendo uma cultura de confiança e respeito. Outra característica do líder servidor é a preocupação em replicar novos líderes, ensinando outras pessoas a liderar e oferecendo oportunidades para o crescimento. O líder de sucesso com perfil servidor se importa em ajudar os outros, seja em questões relacionadas à vida, família, ministério ou  trabalho.

Um discípulo com estas características pensa constantemente nas futuras gerações, no preparo do próximo líder de célula e nas próximas oportunidades, fazendo escolhas para beneficiar o futuro.

O líder servidor em hipótese alguma se serve de título para mostrar que está no comando, não acha que é superior aos outros e age de maneira cuidadosa, podendo, tranquilamente, recolher o lixo ou limpar uma mesa, já que possui conhecimento suficiente de sua personalidade e suas competências.

Quem veio para servir? Jesus. Ele veio para servir e não para ser servido, Sua vida mostrou isso e agora como discípulos de Jesus devemos dar nossa vida em serviço a Ele e ao nosso próximo e,  como líderes, sermos os últimos a sermos servidos.

Nunca esqueça que……

Verdadeiros líderes se servem por último!

Um forte abraço!

Pr Antônio Carlos