“Não é o coaching para pessoas que têm problemas?” Ouço essa perguntam frequentemente.
Recentemente, me encontrei pensando sobre esta pergunta, sua resposta e implicações – o potencial e promessa que o processo de coaching pode proporcionar aos líderes de uma igreja.
A verdade é que treinamento não se trata de cura. Treinamento se trata de crescimento.
Para ilustrar os benefícios do coaching para uma igreja local, considere as histórias de três líderes que deram permissão para compartilhar suas experiências com o coaching.
O poder do Coaching na Igreja Local
Três líderes de pastores sêniores estavam participando pela primeira vez no grupo de coaching para pastores e líderes. Nenhum deles havia tido antes uma experiência com a metodologia do coaching, mas cada um deles me pediu para orientá-los em torno de suas novas funções.
O primeiro líder, que tinha sido da equipe de outra igreja há 16 anos, disse que sentia Deus chamando-o para um papel de pastor sênior. Ele foi para uma igreja que apresentava muitos problemas com a liderança e equipe ministerial.
Consciente dos desafios que enfrentou, ele buscou ajuda do coaching. Em torno de muitos desafios, já no primeiro ano, a igreja de apenas 20 participantes, cresceu para 75 participantes.
Através de coaching, o pastor e a liderança de equipe ministerial definiram uma visão clara e direção para a Igreja e uma ideologia de Ministério eficaz, que se tornou uma prática para o desenvolvimento de líderes. Este pastor, por meio do coaching, conseguiu potencializar a liderança da equipe e a confiança que eles precisavam em ter que tomar decisões ser tornou muito mais fácil.
O segundo líder, que foi para uma igreja maior, lutou com problemas semelhantes. Divisão e conflitos ocorriam de forma desenfreada, e o pastor decidiu mudar alguns dos funcionários e líderes da igreja. O pastor foi capaz de tomar decisões difíceis com confiança e assertividade.
Em apenas um ano, a igreja cresceu de 100 para 200 membros. Ele continua aplicando a metodologia do coaching para ajudar a liderança.
“Se alguém ainda duvida da eficácia do coaching, envie para mim!” ele diz.
O terceiro cenário foi único. O candidato pastoral disse que, se ele pastoreou a igreja corretamente e por isso a mesma teve um crescimento significativo e não necessitava da metodologia do coaching.
A igreja, aplicou o processo no decorrer de um ano, e agora é mais saudável e praticamente vem crescendo, formando novos líderes e multiplicando com frequência. Esse mesmo pastor recentemente escreveu um depoimento que disse que se não for para treinar, ele não estaria no Ministério hoje. Esse líder é grato por aprender a gerenciar as resolução de conflitos. E, como você pode imaginar, o coaching continua até hoje.
Três líderes de primeiro ano… um dobrou sua influência, outro quadruplicou sua influência, e sobreviveram a desastres e estão aumentando sua saúde e a influência da liderança e da igreja em sua localidade.
Se você é um Pastor, considere investir em um líder local e seu ministério. Em oração, pense em parceria com um Coach para sua saúde e para saúde de sua igreja.
Você não vai se arrepender!