TEMA: Temer e Obedecer

Texto Base: Êxodo 9: 20-21 e Provérbios 9:10.
Introdução

Todos sabemos e concordamos que não é bom e muito menos fácil, lidar com alguém desobediente. Ninguém gosta de ter que tratar com essa pessoa, torna-se cansativo e muito pesado o relacionamento com o desobediente.

Da mesma maneira a pessoa que não respeita ninguém, que não consegue honrar a pessoa alguma. Logo, essas coisas se tornam a marca da pessoa e todos se referem a ela como alguém desobediente e que não teme a ninguém.

De certo, a falta de temor faz gerar a desobediência. Essas duas posturas erradas trazem sobre nossa vida consequências muito graves.

Pergunte: Você considera difícil temer e obedecer a Deus?

Obedecer a Deus nem sempre é fácil.

Acima de tudo, precisamos renunciar às nossas próprias vontades para obedecer. A obediência é uma consequência daquele que teme a Deus, que o respeita e reverencia. O temor, por sua vez, é uma questão de sabedoria.

O livro de Salmos diz que tem sabedoria aquele que teme a Deus e obedece os seus mandamento.

Seja obediente a Deus e a sua Palavra. Faça isto e, certamente, você viverá melhor e poderá até mesmo se poupar de muitas dificuldades, como no caso dos egípcios do texto de Êxodo.

Podemos aprender através da palavra de Deus, a como nos tornar pessoas tementes e obedientes a Deus.

Pergunte: De 0 a 10, que nota você daria ao seu nível de temor e obediência a Deus?

Aliás, a verdade é que estamos costumados a temer somente em alguns momentos e obedecer somente àquilo que achamos por bem obedecer, ou seja, quando o que foi ordenado é bom aos nossos olhos.

Quantas vezes deixamos de obedecer ao que Deus nos ordenou?

Sem dúvida, gostamos de obedecer somente quando nos convém, mas não nos atentamos para as sérias consequências dessa escolha.

No texto de Êxodo que lemos, podemos perceber as consequências para a vida daqueles que não se importaram com as palavras do Senhor. Faraó não queria permitir que o povo de Israel saísse do Egito para servir a Deus. Essa atitude que fez com que 10 pragas fossem lançadas sobre os egípcios.

No momento em que a sétima praga foi anunciada, alguns dos oficiais de Faraó já estavam temendo a Deus e obedeceram ao que Moisés falou. Por isso, a Bíblia nos mostra que alguns não se importavam com a palavra do Senhor e por essa razão não obedeceram.

Entretanto, aqueles que obedeceram, retiraram do campo os animais e os seus servos, mas o que não temeram a Deus e não obedeceram, foram mortos por uma grande chuva de pedra e fogo tal como nunca houve.

Conclusão

Em conclusão, aprendemos que temer e obedecer a Deus são atitudes que geram bençãos a todos nós.

Por isso, devemos em tudo sermos obedientes a Palavra do Senhor, aos Seus concelhos e as Suas ordens. Precisamos temer, respeitar a Deus se quisermos ter uma vida melhor.

Tempo de Oração | Comunhão | Informações Importantes

Veja também

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.