Quem foi Simão Pedro na Bíblia?
Dentre os doze apóstolos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, escolheu para acompanhá-lo, Pedro era, sem comparação, o mais interessante.
Pedro era homem de ação, pronto a expressar suas idéias, pronto a demonstrar seus sentimentos. Por causa de sua natureza emotiva, prontamente ia de um extremo ao outro.
Como resultado, coube-lhe provar os extremos tanto da tristeza como da alegria. Teve a alegria de ouvir seu Mestre elogiá-lo grandemente por ter dito: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”, e de receber as chaves do reino dos céus.
Neste estudo bíblico conheceremos mais sobre a história de Pedro, apóstolo do Senhor Jesus.
Qual o significado do nome Simão Pedro?
Simão [Heb. ןוע ְמשִׁׁ– Transl. Shimon, que significa ouvir] Pedro [Gr. Πέτρος – Transl. Petros, cujo nome equivalente é Cefas Heb. א ָפיכֵּּ– Transl. Kepha, que significa rocha].
Qual a sua origem?
Simão Pedro, era judeu da tribo de Naftali [Hebr. ילִתְָּּפַנ– Transl. Naftali que significa minha luta], natural da cidade de Betsaida [do Gr. Βηθσαϊδά – Transl. Beithsaida; originado das palavra hebraicas תִיבּ – Transl. beit = casa + דִי ַצ – Transl. tsaid = pescador = casa de pescador], informação encontrada em Jo 1:44.
Sua família e profissão
Ele era casado – Lc 4:38-39 – porque ele tinha uma sogra e sua profissão era a de pescador (Mc 1:16) – descendente de Naftali, filho do patriarca Jacó – também chamado Israel – com Bila, serva de Raquel (Gn 35:25). Naftali foi o 2º filho de Jacó com Bila e o 6º filho de Jacó.
Sem dúvida Naftali recebe uma benção profética – Gn 49:21 – “Naftali é uma gazela solta [ח ַלשָׁׁ– Shalach, quer dizer enviado] ; ele dá palavras formosas (no hebraico o sentido é de bondosas)”, a profecia que está sobre a tribo se cumpre na vida de Simão Pedro, quando chamado por Jesus para ser pescador de homens!
O seu chamado
No texto de Mateus 16:16-19 vemos o chamado de Kepha (Cefas) sendo desenvolvido quando questionado, pronta e corretamente responde. Veja o texto: “E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
No Hebraico temos Shimon Kepha, a rocha que ouve, confessando – Tu és o Ungido [Gr. Christos ; Heb. Mashich], Filho [Gr. Huios – filho maduro, preparado para receber a herança] do Deus [Gr. Theos – Divindade Suprema] vivo [Gr. zaó: vivo, que está vivo].
E Jesus lhe responde dizendo: “Bem-aventurado és tu, Simão (Shimon) Barjonas [Heb. Bar, significa filho. Jonas é o nome do pai de Kepha transliterado para o Português que no Hebraico é Yonah e significa pomba – Filho da Pomba], porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.
O propósito de Deus na vida de Pedro
Que riqueza! Shimon Kepha era Filho da Pomba, que é o símbolo do Espírito de Deus, o Espírito que nos ensina e nos revela todas as coisas que Deus deseja falar conosco!
Vemos o quanto Deus se importa com os mínimos detalhes, quão valioso é a nossa origem, a nossa genealogia, o nosso pai e podemos notar claramente que tudo está previamente planejado pelo Eterno Deus até mesmo o nome dos nossos antepassados, todas as nossas gerações, tudo faz parte de um plano dEle.
Referências no Antigo Testamento
No Salmo 139:16 diz: “Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir”. Davi entendeu que Deus tem uma história para cada um de nós, cabe a nós sabermos seguir com sabedoria esta bela obra literária divina escrita pelo mais sábio escritor.
Moisés também recebeu o mesmo entendimento e nos deixou essa instrução evidenciada por meio do Salmo 90:12 – “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios”.
Por isso, precisamos saber qual o objetivo de Deus em ter nos feito vir a este mundo e assim seguir o caminho preparado para nós com Ele.
Veja também
Curso de Interpretação Bíblica: Gênesis a Apocalipse
O que aprendemos com a identidade e vida de Pedro?
Aprendemos com a identidade e a vida de Simão Pedro, ou somente Pedro, que todas as coisas tem um tempo e um propósito, como está escrito em Romanos 8:28,
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”.
É por isso que precisamos entender que tudo que Deus faz é bom para nós, porque Ele é bom e não pode negar-se a si mesmo.
Se amamos a Deus, todas as coisas que acontecem são para o bom andamento dos planos de Deus, para que você, que tem um chamado, possa cumprir por completo o propósito de Deus para a sua vida.
Por outro lado, muitos erram o caminho por não conhecerem as escrituras (Mt 22:29), pensam que o destino, que os projetos são seus, as pessoas planejam suas vidas, o que vão fazer ou deixar de fazer, o que pretendem e gostariam, o que não gostariam.
“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos” – Isaías 55:8-9.
Conclusão
Sem dúvida, por meio das escrituras somos instruídos e guiados pelo caminho que o Soberano e Eterno preparou para nós.
Como visto, o destino de Pedro foi ter cumprido e sido como uma gazela saltando pelos confins da terra.
Ele foi enviado por Deus com a bondosa Palavra do Eterno Deus Vivo, em nome do seu Filho Jesus Cristo diante de quem todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Ele é Senhor.