Quer Saber Quem foi Balaão na Bíblia? Então acompanhe este artigo.

Em Apocalipse 2, a mensagem deixada para a igreja de Pérgamo é a seguinte: “Isto diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes”, sabemos que aquele que fala é o Filho de Deus que tem a Palavra de Deus, porque a Palavra de Deus é como espada de dois gumes (Hebreus 4:12).

No verso 14, dentre as poucas coisas que há contra os membros de Pérgamo temos o seguinte “os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comesses dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem”.

A Bíblia diz que Balaão era um profeta, embora não fosse israelita, a Escritura atesta que ele ouvia a voz do Deus de Israel. Apesar de ser um profeta e falar diretamente com Deus, o seu coração era entregue às suas próprias vontades e paixões humanas.

Balaão é chamado para amaldiçoar

Balaão é convocado pelo rei Balaque de Moabe para amaldiçoar Israel.

Além de ser não se conformar com a eleição de Israel, ele vai até o monte para proferir maldições sobre o povo escolhido – Israel.

Todas as vezes que ele tentava amaldiçoar, as palavras que Deus colocava na boca dele eram de bençãos:

“Então Balaque inquiriu a Balaão: Que me fizeste! Eu te chamei para amaldiçoar os meus inimigos e tu declaras bênçãos sobre eles! E Balaão contestou-o: Não devo eu tomar cuidado de dizer tão somente aquilo que Yahweh me coloca na boca?” – Números 23:11-12.

quem-foi-balaão

Mesmo sendo ele claramente contra a eleição de Israel e tentando por inúmeras vezes amaldiçoar o povo escolhido de Deus, não obtinha êxito em todas as suas tentativas.

O próprio Deus não o permitia. Assim, como Deus fez com a jumenta tomando sua boca, fez também com o profeta deixando o rei Balaque muito desconsertado e irado.

Desse modo, podemos compreender o primeiro ensino enganoso de Balaão: Ele foi subornado para amaldiçoar Israel, usou de meios bíblicos porque sabia como ser ouvido pelo Deus de Israel fazendo holocaustos segundo era praticado pelo povo de Israel, ou seja, se utilizou da Escritura para instituir maldição sobre o povo que Deus escolheu.

Balaão nos tempos de hoje

Hoje vemos situações semelhantes nos meios cristãos. Líderes ordenando sacrifícios supostamente conforme está escrito para obter aquilo que desejam muitas vezes com intenção clara de também causar prejuízo a outrem em detrimento do seu sucesso.

A segunda doutrina de Balaão igualmente nociva foi colocar tropeços diante do povo para que pecassem fornicando e idolatrando. Hoje essa doutrina permanece com efeito nas igrejas.

Cada vez mais uma vasta quantidade de líderes tem se rendido aos moldes do mundo permitindo e incentivando a fornicação, a princípio não corrigindo os participantes do ministério e depois usando textos sem contexto para desculpar o pecado voluntário e deliberado.

Como se não bastasse o pecado da fornicação que leva a pecados sexuais ainda mais sérios, conjuntamente presenciamos a projeção crescente da idolatria dentro das congregações, inicialmente inconsciente, com uma certa capa de honra, mas quem acaba abrindo brecha, libera junto a entrada de outros elementos.

A Diferença entre Idolatria e Honra

Uma diferença fundamental entre a idolatria e a honra é que quem idolatra não se pergunta se o ídolo está errado ou não – tudo que seu mestre mandar, faremos todos – sem questionar se é bíblico ou não.

A honra é o reconhecimento de que alguém é uma autoridade e obedecemos a esse governo estabelecido por Deus segundo a Escritura, se nos for ordenado executar algo diferente do que consta na Escritura Bíblica, então devemos rejeitar como foi o caso de Daniel e seus amigos.

Você também pode gostar

Quem foi Adão na Bíblia?

O que é a Bíblia?

Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Como estudar a Bíblia?

Eles obedeceram enquanto estava de acordo com a Lei de Deus, quando a idolatria foi ordenada eles não obedeceram a autoridade.

Igualmente Jeremias não se rendeu às ameaças de um sacerdote corrupto.

Como Balaão não consegue afastar o povo do objetivo que Deus estabeleceu, o inimigo tenta atrasar, paralisar, neutralizar e destruir o propósito de Deus para o seu povo e isso só acontece quando o adversário consegue fazer com que o povo peque.

Precisamos estar atentos às astutas ciladas do diabo.

Uma das principais armas que é descrita como de defesa e de ataque ensinadas em Efésios 6 é a verdade e a justiça como defesa, nos lombos, como couraça, para proteção da retaguarda, do peito, do coração e da região do estômago que é o centro da digestão daquilo que comemos.

No verso 17, a Palavra de Deus é chamada de Espada do Espírito. A Palavra de Deus é como Espada de dois gumes, ela secciona em duas faces, é uma arma perigosa, portanto devemos conhecê-la muito bem, treinar como utilizá-la.

Um guerreiro não desembainha sua espada sem motivo e não ataca ou se defende com ela de qualquer maneira, ele pode ser ferido pela própria espada.

Toda espada é pesada! Cada um deve ser responsável por sua espada e carregá-la com cuidado.

Não sejamos como Balaão nem nos deixemos levar por Balaque.

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.