6 coisas a fazer quando você se sente oprimido pelo sofrimento no mundo

4 coisas a fazer diante das provações.

Você já sentiu vontade de desistir? Às vezes, a vida pode ficar tão difícil que você só quer levantar as mãos e desistir. Talvez isso seja abandonar o emprego, deixar um cargo ministerial, querer o divórcio, ou talvez acabar com a vida, ou se afastar da fé.

Onde quer que você esteja, saiba que não está sozinho. Há muitos na fé com os mesmos pensamentos, passando pelas mesmas provações, mas há esperança para você hoje, ao enfrentar tentações e provações atuais.

Posso apenas dizer que Deus está com você? Sim. Ele conhece o seu coração. Ele sabe que você está cansado. Ele ouve suas orações. Na verdade, Ele sabia que você estaria lendo este artigo agora. E adivinhe o que mais? Ele se preocupa com você e quer que você saiba que Ele o ama aqui mesmo, neste exato momento.

Lembre-se, mencionei que há outros crentes que estão vivenciando algumas das mesmas provações, neste exato momento. Verdade seja dita, nosso inimigo Satanás é o grande tentador, e ele não quer nada mais do que nos induzir a desistir cedo demais (e sem orientação divina) ou nos persuadir astutamente a tomar decisões prejudiciais que nos custarão muito.

1 Pedro 5:8-11 nos esclarece: “Estejam alerta e sóbrios. Seu inimigo, o diabo, ronda como um leão que ruge, procurando alguém para devorar. Resista-lhe, permanecendo firme na fé, porque você sabe que a família dos crentes em todo o mundo está passando pelo mesmo tipo de sofrimento. E o Deus de toda graça, que o chamou para sua glória eterna em Cristo, após você ter sofrido um pouco, ele mesmo o restaurará e o fortalecerá e firme. A Ele seja o poder para todo o sempre, amém. “

Portanto, seja o que for que você esteja enfrentando agora, considere as táticas do inimigo, resista a ele e permaneça firme naquilo que você sabe ser a coisa certa a fazer.

1. Examine seus motivos e suas provações.

Se você está pensando em deixar seu emprego ou deixar um cargo, ou função ministerial, chegou a hora? Examine-se por um momento para determinar se você está cansado ou se Deus está chamando você para desistir, seguir em frente ou se aposentar.

A questão aqui é que você deve estar atento aos esquemas do inimigo antes de entregar sua carta de demissão ou ir embora devido a possíveis emoções irracionais ou talvez até mesmo ofensa de um chefe, líder de ministério, colega de trabalho ou colega de trabalho. Em outras palavras, não desista sem o claro sinal verde de Deus para “vá”.

2. Ore por discernimento quanto as provações.

Agora, se forem problemas de relacionamento, pare aqui por um momento e vamos bater um papo digital rápido. Pessoalmente, gostaria que os relacionamentos fossem pura felicidade. Porém, deste lado do céu, teremos provações e dificuldades até mesmo em nossos relacionamentos.

Então, para começar, se você estiver não casado e superando alguns obstáculos no caminho, ore e peça ao Senhor para ajudá-lo a resolver seus problemas com amor, paciência, humildade e graça.

Mas este também pode ser um momento em seu relacionamento para garantir que vocês dois sejam espiritualmente compatíveis e compartilhem os mesmos valores. Caso contrário, esta provação poderia ser um chamado sobrenatural do Senhor para despertar. Ore por discernimento.

Com relação a um assunto relacional mais pesado, se você é casado e está pensando em se divorciar, eu o encorajaria a conversar com Deus, bem como a procurar conselheiros cristãos sábios que o guiarão segundo a sã doutrina, ao mesmo tempo que o educarão sobre os fundamentos bíblicos para o divórcio, antes tomar esta importante decisão.

3. Estude as Escrituras e compreenda o que são provações.

Por outro lado, se você está pensando em jogar a toalha porque os tempos estão difíceis financeiramente ou porque você não consegue se dar bem com seu cônjuge, então quero encorajá-lo amorosamente a embarcar em um estudo bíblico completo sobre o casamento, sozinho ou sozinha. Ou com seu cônjuge para fortalecer seu vínculo enquanto você resolve os problemas.

Enfrentar as tempestades da vida juntos às vezes pode colocar estresse em sua união, mas é em momentos como este que lembrar seus votos de casamento, prosseguir em oração e perdoar reciprocamente pode ser uma arma poderosa contra a tentativa de Satanás de destruir seu casamento.

4. Lembre-se de que sempre há esperança!

Por último, se você sente que as provações da vida estão pesando sobre você a ponto de você querer se afastar de Cristo ou acabar com sua vida, então acredito que não é por acaso que você está lendo este artigo agora.

Jesus vê você e Ele te ama ternamente. Ele quer que você persevere até o fim (reserve um momento para ler Mateus 24:13). Não desista, não jogue a toalha! Você passará por esta provação com a ajuda do Espírito Santo!

Veja também

300 Quebra Gelos e dinâmicas

O que é a Bíblia?

Como ler a Bíblia?

quebra gelos e dinâmicas

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.