Tema: Princípio para Vida #3
Quebra-gelo: No nosso primeiro encontro foi pedido que você escrevesse 5 características ou virtudes que você entende possuir, ok? A pergunta é: Alguma dessas qualidades ou virtudes, foi “SANTO/SANTA”?
Introdução: Vimos nos estudos anteriores os seguintes Princípios para a Vida: Caráter e Temor a Deus. Aprendemos que:
– Caráter Cristão: é a qualidade de Cristo em nós através da sua palavra.
– Temor a Deus: é o sinal de nosso respeito e reverência a Ele. É ter a consciência de que Deus esta vendo tudo o que estamos fazendo e falando.
Hoje vamos aprender sobre um outro Princípio para a Vida que é “SANTIDADE”.
I Pe1.16 o Senhor diz: “Sede santos, porque sou santo!”
1ª Pergunta: O que você entende por ser “SANTO”?
Santidade significa: separação total a Deus, dedicação total a Deus, vem de sagrado, consagrado. Sem um coração santo não se pode viver em santidade. Santidade é o clamor do coração de Deus para o seu povo desde a Antigüidade até os dias de hoje.
Deus deseja uma geração que seja exclusiva para si, separada para si, consagrada para si. E esse anseio do coração de Deus se revela em toda Bíblia. É um cuidado da parte de Deus com os seus escolhidos. Na Bíblia a palavra santo e santidade ocorrem mais de 600 vezes, quase sempre se referindo ao caráter do homem e atributo de Deus.
2ª Pergunta: Como uma pessoa pode buscar viver uma vida em santidade?
Hebreus 12.14 diz: “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.
3ª Pergunta: Quais benefícios haveria (sobre as famílias e sociedade) se os homens buscassem viver pautados nos Princípios de Caráter, Temor e Santidade?
Conclusão: Todo aquele que crê em Deus Santo deve buscar ser santo. Ser santo não é sugestão, mas imperativo para todo aquele que se tornou filho de Deus. A santidade é uma qualidade moral de pureza do espírito, alma e corpo. O cristão é, portanto, um elemento raro no mundo corrompido, pois tem a qualidade de santidade cujo grau e intensidade vai gradualmente crescendo, mas, na essência, já tem todos os atributos divinos. Deus é 100% santo e essa qualidade de ser santo, puro, isento de mistura da velha natureza, humana e adâmica, deve fazer parte da vida do cristão. Um cristão autêntico tem em seu coração o amor, fé, paz, mansidão, sinceridade, bondade, honestidade e esses traços de caráter vão sendo confirmados, ampliados, amadurecidos e desenvolvidos.