Para darmos início a este artigo sobre o Por quê a Bíblia diz que a Salvação é Pela Fé, vejamos na carta aos Filipenses 2:12-13, o que o Apóstolo Paulo diz:
“De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também DESENVOLVEI a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.”
A palavra no original em grego é κατεργάζομαι [Transl. katergazomai; significa exercitar, alcançar, produzir]. Isso nos mostra que a salvação não tem fim em si mesma, mas tem um propósito a cumprir em nós e no mundo.
A graça é o favor que recebemos para entrar pela porta da salvação e permanecer participando não apenas das bençãos, mas de todos os deveres, compromissos que assumimos com Deus mediante a fé que declaramos ter nele.
A salvação é oferecida gratuitamente, contudo há condições para permanecermos detentores dessa salvação, precisamos exercitá-la, produzir bons frutos. A Bíblia diz que a Salvação é Pela Fé.
Contudo, as obras são um expressão da fé.
A Carta de Tiago diz no capítulo 2: “a fé sem as obras é morta?” e ainda exorta dizendo: “mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras”.
Ele deixa claro que não adianta apenas declarar que tem fé, mas é preciso demonstrar essa fé em obras.
Alguns dizem crer em Deus e batem no peito julgando que essa declaração apenas basta para estar salvo.
Assim, Tiago deixa bem explícito que até os demônios creem e tremem “Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.”
Ou seja, acreditar que Deus existe e que Jesus é o Filho de Deus não é o bastante para salvação.
Lembremos que o adversário sabia quem era o Salvador e foi tentá-lo no deserto, ele tentou derrotá-lo pela fraqueza humana a qual Ele estava sujeito.
Você também pode gostar
Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?
Vamos avançar um pouco mais sobre o porque a bíblia diz que a salvação é pela fé?
Tiago no capítulo 1 diz: “Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta”.
Essa declaração de Tiago nos confirma que declarar somente ter fé na Bíblia, mas não viver conforme o que está escrito, sem obras é ser um crente morto!
“Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas”.
A PALAVRA PODE SALVAR AS VOSSAS ALMAS!
Quem não faz conforme está escrito engana-se a si mesmo:
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”, “Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era”.
O Apóstolo está demonstrando que aquele que ouve, sabe o que deve fazer, mas não faz, é semelhante ao homem que contempla no espelho seu rosto natural, e não consegue discernir sua identidade.
Neste sentido, o homem não sabe seu propósito para que Deus o chamou, ignora para onde está indo, se esquecendo de como era a aparência do seu rosto, ele está falando de perda de identidade, falta de referência.
Esse homem de Deus continua nos mostrando as maravilhas da salvação, com um versículo que tem sido muito mal interpretado:
“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”.
Para ser bem-aventurado, feliz, bem-sucedido, é preciso ser fazedor da obra, atentar bem para a lei perfeita (Salmo 1).
Nesses dias finais é importante retornarmos ao que diz a Escritura sobre a salvação pela fé.
Os textos do livro das revelações (Apocalipse) nos chamam a atenção em exortação, no entanto a maior parte dos cristãos tem conhecimento superficial sobre Deus e sobre a Palavra dEle.
Vamos analisar um conhecido texto “Ao anjo da igreja em Sardes escreva: Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas.
Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto”, ora quem está morto é porque não obedece a Palavra, é chamado de crente, cristão, mas não segue o que está escrito.
Deus começa dizendo: CONHEÇO AS TUAS OBRAS! VOCÊ TEM FAMA DE ESTAR VIVO, MAS ESTÁ MORTO!
A Bíblia menciona que estamos mortos quando cometemos pecados (Efésios 2:1; Colossenses 2:13).
Tiago nos apontou que é pecado não viver conforme o que está escrito e que a fé sem obras é morta, do mesmo modo, o corpo sem o espírito.
No verso 2, Deus continua falando “não achei suas obras perfeitas aos olhos de Deus”, novamente ele está falando obras perfeitas que Ele buscou, mas não as encontrou diante de Deus!
“Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te”
Está falando de quem ouviu, de quem conhece e tem recebido a Palavra, mas não tem se arrependido, não tem mudado de postura, não tem mudado seu proceder, não tem se arrependido.
Ele exorta todos esses ao arrependimento! Mudem seu modo de viver! Creia que salvação é pela fé, não pelas obras!
Deus encerra o aviso anunciando que virá como ladrão e os que mantiveram brancas as suas vestes, esses não terão seus nomes riscados do livro da vida.
Parafraseando o trecho de 2 Crônicas 7:14, se o meu povo, aqueles que dizem me servir, descerem dos seus altares, dos lugares confortáveis, e orarem, e começarem a viver a Palavra, então eu os atenderei.
Se você se interessou por este tema e quer aprender mais sobre a Bíblia clique aqui.
INSCREVA-SE NO BLOG
Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento
Sobre o Autor