Jesus Cristo, Homem. O que podemos aprender?
O perfil de Jesus Cristo, Homem, é o que vamos discorrer neste artigo, tendo como fundamento o texto de 1 Timóteo 2. Vamos lá.
O nome Jesus Cristo
O nome Jesus Cristo vem do Hebraico contemporâneo ַעוּשֵׁׁי – Transl. Yeshua que quer dizer YH salva ou YH é a Salvação e ַחישִָׁׁמ- Transl. Mashiach que significa ungido, Messias. YH é a abreviação do tetragrama na Escritura Hebraica הוהי – Transl. YHVH – Este é o nome de Deus que é revelado primeiramente a Moisés.
O nome Jesus
Os judeus que crêem nEle acrescentam o artigo definido ַח- Transl. Há (artigo definido; transliterado com letra maiúscula) antes da palavra Mashiach (Yeshua HaMashiach) como uma partícula determinante do verdadeiro, já que muitos tem vindo ao longo da história dizendo que são messias.
Alguns dizem que o nome de Jesus no Hebraico era Yehoshua ou Yahoshua , mas esses vocábulos são pertencentes ao Hebraico antigo, arcaico, dos tempos de Josué, este é o nome para o líder Josué. Até os tempos de Jesus a língua Hebraica sofreu ajustes como acontece com todas as línguas com o passar do tempo. Esses dados ficam evidenciados por meio de estudos linguísticos.
O seu nascimento
Nascido em Belém [ם ֶח ֶל תיבֵּ– Transl. Beit Lechêm; casa do pão] da Judéia [Heb. ה ָדוּהְי– Transl. Yehudah que significa louvor a YH], de Maria [םָימְִר – Transl. Miriyam, que significa obstinada] e José [ ףסויֵ – Transl. Yosef que significa YH acrescenta.]. Passou a maior parte da sua vida morando em Nazaré, palavra cuja origem é misteriosa, pois não tem significado nas línguas greco-latinas, portanto estudiosos do Hebraico tem dito que sua raiz está no vocábulo ר ֶצֵנ – Transl. Netzer, que significa broto, rebento – cumprindo a profecia de Isaías 11. Assim, Yeshua, tendo morado em Netzer, é o rebendo que brotou daquele lugar e o seu renovo frutifica até os dias de hoje.
Ao contrário do que muitos imaginam Jesus era homem como nós
Ele não tinha super-poderes e nem era detentor de todo o poder como nos é revelado na carta aos Filipenses 2:5-11 “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma [Gr. μορφή – Transl. morphe que significa essência, natureza] de Deus [Gr. θεός – Transl. theos, significa Divindade Suprema], não teve por usurpação [Gr. ἁρπαγμός – Transl. harpagmos que significa desejar, pegar como despojo, roubar, usurpar] ser igual [Gr. ἴσος – Transl. isos, significa substância de mesmo valor e/ou nível] a Deus, mas esvaziou-se [Gr. κενόω – Transl. kenoó, significa tirou de si tudo todo o conteúdo, se tornou inefetivo, indigno, irreal], a si mesmo, tomando a forma [Gr. μορφή – Transl. morphe, que significa essência, natureza] de servo [Gr. δοῦλος – Transl. doulos que significa escravo, servo], fazendo-se semelhante [Gr. ὁμοίωμα – Transl. homoióma que significa forma física] aos homens [Gr. ἄνθρωπος – Transl. anthrópo; ser humano]; e, achado na forma [Gr. σχῆμα – Transl. schéma; formato exterior] de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz [Gr. σταυρός – Transl. stauros; nome dado ao instrumento de tortura e morte usado pelos romanos em forma da letra grega Tau que é semelhante a uma letra T].
“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai”. (Filipenses 2:9-
Compreendendo melhor o que diz o texto.
Jesus embora contivesse a essência, a natureza de Deus, não desejou tomar para si substância de mesmo valor e/ou nível que Deus. Ele se tornou inefetivo, tirou de si todo o conteúdo e tomou a condição de servo, escravo, obedecendo em forma de homem, como homem, em corpo humano.
Ele chorou, sentiu fome, sede, teve frio, calor, todas os sentimentos e sensações que nós humanos sentimos. Você acha que quando Ele jejuou não sentiu dor de estômago ou dor de cabeça, que sua pressão não caiu, nem sentiu fraqueza? Em Mateus 4:2 diz que após 40 dias de jejum ele teve fome.
É um grande equívoco pensarmos que ele era um ou como um semi-deus. Infelizmente, esse é um pensamento greco-romano que ainda permeia os ensinos das mais bem intencionadas congregações, influenciados por vãs filosofias advindas de pensamentos gnósticos.
A grande questão é que depois de ter enfrentado e passado por tudo aquilo e ter vencido, Deus o exaltou sobremaneira e deu a Ele um nome que está acima de todo nome e diante dEle todo joelho joelho se dobrará e toda língua confessará o seu senhorio sobre tudo e todos, porque só Ele é Senhor de tudo e de todos! Ele foi tentado a não passar pelo sofrimento que lhe estava destinado, Ele poderia ter desistido, no entanto preferiu padecer por obediência e amor.