O que é ser um menino na fé? O que a bíblia diz sobre isso? Certamente, um verdadeiro discípulo não é menino.

Essa foi a máxima quando Paulo escreveu sua carta aos crentes de Corinto, na Grécia dizendo:

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?”

O Apóstolo Paulo é uma grande referência para o cristianismo, reconhecido Apóstolo dos gentios.

Entretanto, suas palavras não tem sido levadas tão a sério quanto deveriam.

Um verdadeiro discípulo leva a Palavra a sério

Nos dias atuais, damos mais ênfase ao que gostamos de ouvir nas mídias sociais, o que parece nos agradar mais.

Na maioria das vezes o que nos satisfaz está em contrariedade com a Bíblia por nossa inclinação para o pecado, por isso carecemos do Espírito Santo, de oração e atenção no estudo bíblico.

Ser você não quer ser um menino na fé, deve aprender a interpretar o que verdadeiramente Deus está nos desvendando por meio das Escrituras e não sermos inspirados pelo que temos ouvido ao longo de nossa vida, de nossa criação, das personalidades e dos ecos sócio-políticos e religiosos.

Um verdadeiro discípulo não é menino na fé no conhecimento de Deus

Os irmãos de Corinto viviam na carne, eles foram chamados de meninos espirituais. Havia entre eles inveja, brigas e desentendimentos.

Eles estavam ouvindo os homens, não o que Deus estava orientando.

Eles não estavam tendo capacidade para estudar e entender com profundidade a Escritura, estavam como crianças, se alimentando do leite espiritual.

Paulo ensina por meio desse texto que o corpo não estava em unidade, eles se separavam por denominações, eu sou de Paulo e ele de Apolo.

Em nossos dias – sou presbiteriano, ele é adventista, sou evangélico, ele é da seita do caminho, os tais judeus messiânicos, eu não sou judeu, sou cristão.

como não ser menino na fé

Um verdadeiro discípulo não é menino na fé e sabe a importância do que é ser templo do Espírito

Depois, o Apóstolo vai além desse contexto para falar:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.”

Isto é concernente ao Corpo de Cristo, cuja cabeça é Cristo e os membros, o corpo, somos nós, a igreja, organismo vivo, bem como o nosso corpo, porque Deus habita em nós por meio do seu Espírito Santo.

Sendo assim, tudo que fazemos que prejudica a igreja (noiva), o corpo do Messias ou o nosso corpo é pecado!

Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá!

Um verdadeiro discípulo não é menino na fé e no cuidar da igreja do Senhor com amor e no amar o próximo como a si mesmo

Precisamos cuidar da igreja do Senhor com amor, amar o nosso próximo – este é nosso irmão, não é o ímpio!

Neste sentido, o ímpio não é o nosso próximo, este está longe de Deus, portanto longe de nós! Contudo, também é merecedor no amor de Deus e também no nosso.

O cuidado deve se dar vários aspectos: devemos cuidar do nosso corpo, saúde, alimentação, manter nossa mente focada nas coisas de Deus.

O que você tem comido? Tem ido ao médico? Feito exercícios regulares? Falado boas palavras? Que músicas tem escutado? Que programas de TV e o que tem visto na internet?

Veja também

O que é a Bíblia?

Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Como estudar a Bíblia?

O Apóstolo Pedro vai proferir exortação semelhante em sua primeira carta dirigida aos eleitos que vivem como estrangeiros da diáspora (Transliterado do Grego: eklectois parepidemois diaporas) na região do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.

Estes são israelitas crentes dispersos nesses locais – lembre-se que antes do século I, os romanos iniciaram uma sucessão de conquistas territoriais dando origem ao Império Romano e, posteriormente, o Império Bizantino, com o início da decadência do Império – assim, todo o povo de origem israelita estava sendo dispersos pelo mundo.

Qualquer semelhança com os dias de hoje não é mera coincidência!

Em uma de suas cartas, Pedro escreve:

“Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pedro 2:1-2)

Além de toda malícia, fingimentos, invejas e murmurações, eles estavam se deixando levar pelo engano, essa palavra no original Grego é dolos, que significa fazer uma isca para atrair aqueles que estão em passando por grande sofrimento, aquele que prende pessoas com uma rede para explorá-las, escravizá-las prometendo dar a elas o que necessitam.

Sem dúvida, muitos de líderes cristãos tem usado essa mesma estratégia, esse mesmo engodo para manter os fracos dentro de seus templos como meninos na fé, mantendo o povo aprisionado a eles sem orientação de Deus.

Venha que Deus vai te dar! Dê o seu tudo e Deus te curará!

Sem dúvida, Pedro nos exorta a sermos racionais, pararmos para pensar e não bebermos leite falsificado. Portanto,  estes não estavam apenas no leite, mas também estavam tomando leite falsificado. Se era falsificado, não era leite, isto é, estavam acolhendo conhecimentos de fontes não originadas em Deus, bem como nas Escrituras.

Em outra carta, escrita aos judeus messiânicos – judeus crentes naquela época, salvos por Yeshua, o Filho de Deus – outra importante mensagem também é válida para nossos dias:

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal” – Hebreus 5:12-14.

Um verdadeiro discípulo na é menino na fé e nem primeiros rudimentos da Palavra de Deus

Pelo visto, pelo tempo que eram formados nas Escrituras, já deveriam ser mestres, guiando o povo, mas precisavam ser educados novamente nos primeiros rudimentos da Palavra de Deus.

Concluindo, Paulo não está falando que essas pessoas não tinham pecado. Mas sim, daqueles que ouviam a palavra e imediatamente a colocavam em prática.

Estes mantinham o ensino vivo exercitando a justiça, fazendo o que está escrito eram edificados aprendendo a discernir.

Se você se interessou por este tema e quer conhecer mais a Bíblia clique aqui para saber mais sobre o Curso de Interpretação Bíblica de Gênesis a Apocalipse.

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.