Tema: Muitos são chamados, mas poucos os escolhidos.
Leia: Mateus 22.1-14
Nesta parábola, a figura de Deus é representada por um rei que vai celebrar as bodas de seu filho e envia seus servos a chamar os convidados. Os primeiros a receberem o convite não fazem caso do mesmo por motivos irrelevantes. Então, o rei estende seu convite a todas as pessoas boas e más, as quais prontamente aceitam-no. No meio da festa, o rei avista um convidado sem os trajes apropriados para a festa e questiona-o a respeito disso. Diante de seu emudecimento, o convidado é expulso da festa.
1ª Pergunta: Com base no texto, em que consiste este chamado e escolha de Deus?
2ª Pergunta: Para você, qual a condição do homem que não trocou o seu traje?
Os primeiros convidados representam a rejeição dos judeus ao Messias. Os outros, nós, os gentios. Como em qualquer festa nupcial, só participarão das Bodas do Cordeiro, preparadas pelo Pai celestial, os que estiverem com suas vestes adequadas, isto é, trajados com a “justiça dos santos” Apocalipse 19.8
VESTE NUPCIAL. Muitos, que fazem parte da presente manifestação do reino dos céus aqui na terra, não estarão trajado com veste nupcial (v. 11), e, portanto, não farão parte dos escolhidos (v. 14). A veste nupcial simboliza a condição de se estar preparando uma possessão presente da verdadeira fé em Cristo e da constante obediência como fruto da graça de Cristo (cf. 24.44; 25.21). Cristo alude ao homem que estava sem vestes nupciais, para levar-nos a um autoexame e perguntar-nos, Senhor, sou eu?
3ª Pergunta: Como Deus espera ser o nosso relacionamento para com Ele e seu Filho Jesus?
Conclusão:
22.14 POUCOS ESCOLHIDOS. A chamada à salvação é feita a muitos. Os poucos escolhidos para herdar o reino dos céus são os que atendem à chamada de Deus; que se arrependem dos seus pecados e que crêem em Cristo. Acolher a graça de Deus mediante o livre exercício da nossa vontade faz com que nos tornemos parte do povo escolhido de Deus!
INSCREVA-SE NO BLOG
Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento
Sobre o Autor
0 Comentários