Neste artigo vamos falar para que serve o Marketing Digital para Igrejas e Ministérios e como usar. Se você é um interessado sobre esse assunto, este artigo irá te ajudar a saber um pouco mais sobre como você pode usar o marketing digital em sua igreja e ministério.

O que é Marketing Digital?

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.

Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

Pra que serve o Marketing Digital para igrejas e Ministérios, como usar?

Fazer o IDE (marcos 16:15), usando as ferramentas corretas, mídias sociais, blogs, vídeos, email marketing e etc… tudo isso deve ser usado a favor do reino.

Através de conteúdos criados e enviados através de email marketing, por exemplo, você pode estar ajudando uma pessoa idosa, auxiliando uma pessoa enferma e incapacitada de ir até à igreja.

Se coloca no lugar de uma pessoa doente. Você gostaria de ouvir o seu pastor pregando da sua própria casa?

Transmissão ao vivo | Marketing Digital para igrejas e Ministérios

Então, o recurso de transmissão ao vivo através de redes sociais é um recurso que pode ser utilizado. Toda a sua lista pode ser avisada com antecedência e no início da transmissão, todos serão alertados. Existem várias maneiras para se fazer isso.

Através de email marketing ou notificações push, a igreja pode estar informando a sua agenda, os investimentos que estão sendo feitos, fazer pesquisas e muito mais.

Missões | Marketing Digital para igrejas e Ministérios

O Marketing Digital nas igrejas pode ser considerado também uma ramificação de missões. Ele leva a palavra de Deus através destas diversas ferramentas, programadas exatamente par esta função.

Podemos afirmar que dentro de alguns meses ou anos, o Marketing Digital nas igrejas vai ser uma das estratégias mais usadas para atrair, se relacionar e converter pessoas em todo o mundo, tornando-se um dos ministérios mais importantes dentro de uma igreja.

Dessa forma, a igreja terá a capacidade de atingir milhões de pessoas fora de suas instalações.

Se formos levar em consideração uma igreja que tenha 100 membros, e a mesma utiliza técnicas de Marketing Digital para Igrejas, o seu alcance pode vir a ser centenas de vezes maior do que o número de membros.

O Evangelho, associado ao Marketing Digital para igrejas, tem uma capacidade imensa de atingir pessoas que até pouco tempo eram inacessíveis. Podendo direcionar suas campanhas para um público-alvo específico, de determinada faixa etária, com determinado gosto de determinada região.

É possível medir o impacto dessas campanhas?

Tudo isso podendo ser testado, medido e reconfigurado e muito pouco tempo. Sendo assim, campanhas que não estão funcionando, podemos ser retiradas e os esforços investidos apenas naquelas que estão dando retorno.

Através do Marketing Digital para igrejas, podemos nos apresentar para a nossa comunidade, nosso bairro ou nossa cidade.  O Marketing digital é uma ferramenta muito poderoso, e se utilizada de maneira correta, em pouco tempo pode trazer um grande resultado.

Público-alvo | Marketing Digital para igrejas e Ministérios

Através dos conteúdos gerados pelo Marketing Digital para igrejas, muitas pessoas podem vir a se interessar em conhecer pessoalmente o espaço físico da igreja.

Por este motivo, é preciso preocupar em levar ao público-alvo, informações condizentes com a realidade da usa igreja.

Caso encontrem uma realidade igual a passadas a través dos conteúdos, muitas pessoas podem gostar e ficar, enquanto outras não.

O mais importante, e o que deve ser levado mais em consideração é que a palavra de Deus continue sendo divulgada, não importa a ferramenta que esteja sendo usada.

“Call to action”. O que é isso?

Através de conteúdos em blogs, site e email marketing e redes sociais, é muito importante termos as chamadas CTAs, que em inglês falamos “Call to action”, e traduzido para português, fica “Chamada para ação”.

Nestas CTAs, podemos ter chamadas para “Aceitar Cristo”, pedidos de oração, de visita e etc…

Porque isso? Será que funciona? Será que a Bíblia condena?

Bem, para aceitar jesus, a pessoa não precisa estar numa igreja. Pode-se aceitar Jesus em sua própria casa, dentro do seu quarto, onde for.

E acompanhar esta pessoa que aceitou Jesus, pode-se tranquilamente ser feito pela internet.

Nos dias de hoje, muita coisa é feita via internet. Pastores e pessoas que cuidam de pessoas da sua igreja, podem estar auxiliando essas pessoas a continuar no caminho do Senhor.

Vale ressaltar a importância, caso receba um pedido de oração, que esse pedido realmente seja levado ao grupo responsável.

Caso seja feito um pedido de visita, que a visita seja providenciada.

Isso ajudará a criar um relacionamento de confiança, tudo tendo como base o Marketing Digital para igrejas, que em algum momento encontrou e fez a ponte entre aquela vida e a igreja.

Campanhas| Marketing Digital para igrejas e Ministérios

Hoje, através de campanhas criadas, basicamente no facebook e no google, pode-se fazer um evangelismo ativo.

É possível criar ações de Evangelismo para grupos específicos e direcionar pregações de ajuda para esse público.

Existem várias ferramentas que o Marketing Digital para igrejas lança mão, e que usa a inteligências das redes sociais e do google para encontrar esses grupos.

Vale a pena se aprofundar neste assunto e também utilizar o Marketing digital na sua igreja para alcançar mais vidas.

Procure um especialista

Caso tenha dificuldades, procure um especialista.

Com certeza ele irá encontrar, junto com a sua equipe, uma forma de lhe ajudar neste assunto.

Ainda são poucos profissionais que estão focados em Marketing Digital voltado para igrejas, por isso, vale a pena pesquisar antes de se aventurar, pois neste caso, não estamos tratando de produto e sim de vidas.

As ferramentas usadas são praticamente as mesmas, porém as estratégias são totalmente diferentes.

A maioria é voltada para venda de produtos e serviços.

Mas temos uma boa notícia!

Muitos profissionais, principalmente evangélicos, estão vendo a necessidade de ajudar nesta obra, e tem voltado seus esforços para estudar novas maneiras de fazer o IDE Digital.

Pra terminar…

Então, tenho certeza de que, se for da vontade Deus, e o que sente em seu coração o leva a buscar mais este recurso para ajudar na colheita, vai ter alguém pra te auxiliar.

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Sobre o Autor

DISCIPULE
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O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.