Será que a Liderança é para você? Ou você é somente um bom gestor e não um líder?
Gestão e Liderança, o que isso tem haver?
Embora algumas pessoas tratem os termos gestão e liderança como sinônimos, eles devem ser diferenciados.
De fato, pode haver líderes em equipes completamente desorganizadas. Por outro lado, só pode haver gestores em estruturas organizadas que criam funções determinadas.
Separar liderança de gestão oferece proveitos analíticas importantes. Permite que a liderança seja prestigiada para fins de estudo sem o ônus das qualificações relacionadas a aspectos mais gerais de gestão.
Para esclarecer, a liderança é certamente um aspecto importante da gestão.
A capacidade de liderar efetivamente é uma das chaves para ser um gestor eficaz; além disso, assumir os outros aspectos essenciais da gestão – fazer todo o trabalho gerencial – tem um papel importante na garantia de que um gestor será um líder eficaz.
Os gestores devem exercer todas as funções de sua posição, a fim de combinar recursos humanos e materiais para alcançar objetivos.
A chave para isso está na existência de um papel claro e um grau de discrição ou autoridade a fim de respaldar as ações do gestor.
Qual a essência da liderança?
A essência da liderança é ter seguidores. Em outras palavras, é a disposição de seguir aquilo que torna alguém um líder.
Além disso, as pessoas tendem a seguir aqueles que são vistos como meios de atingir seus próprios desejos, anseios e necessidades.
Liderança e motivação estão intimamente interligadas. Compreender motivação significa entender melhor o que as pessoas querem e por que elas agem de determinada maneira.
Além disso, os líderes não apenas correspondem às motivações dos subordinados, mas também podem estimulá-las ou freá-las através do clima organizacional que desenvolvem.
Veja também
Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?
Esses dois fatores são tão importantes para liderança quanto para gestão.
Liderança pode ser definida como influência, ou seja, a arte de influenciar pessoas de modo que elas se esforcem voluntariamente e com empenho para alcançar as metas do grupo.
De preferência, as pessoas devem ser encorajadas a desenvolver não apenas uma disposição para trabalhar, mas também uma disposição para trabalhar com empenho e confiança.
Liderança: É Para Você?
Liderança é algo que constitui fundamentalmente parte de uma sociedade. Em qualquer boa sociedade é necessário que alguém assuma o comando.
Liderança é essencial, sabemos disso, mas isso significa que todo mundo por aí é um líder? O fato é que alguns indivíduos não foram feitos para serem líderes.
Eles são seguidores. E os seguidores são tão importantes quanto os líderes na sociedade. Então, onde você se encontra? Você irá desempenhar papéis de liderança em sua vida?
Para muitas pessoas, os instintos para assumir esses papéis de liderança são naturais. Simplesmente acontecem. Elas assumem a responsabilidade quando necessário.
Elas assumem as responsabilidades no trabalho. Enquanto alguns não se destacam, os indivíduos que possuem habilidades de liderança serão vistos e ouvidos durante toda a vida.
Mas nem todos os líderes nascem com esse talento. Muitos deles precisam aprendê-lo. Pessoas com a ambição de se tornar um líder podem fazê-lo através de aulas e estudando as habilidades necessárias para ser um líder.
Embora tudo isso pareça algo simples, na verdade pode ser uma tarefa difícil de aprender. É difícil ensinar uma pessoa a reagir a uma situação imprevista.
Como os líderes são definidos por suas ações, muitas vezes vemos que os papéis de liderança são desempenhados por pessoas que se arriscam, por assim dizer. Mas esse nem sempre é o caso.
Em muitos casos de emergência, os líderes são aqueles que assumem a responsabilidade muito antes que alguém reaja.
Nesse caso, esses indivíduos se manterão tranquilos e serão capazes de ver adiante, enquanto o restante estará preocupado, em pânico ou simplesmente em choque.
Esses são provavelmente os verdadeiros líderes em nossa sociedade.