Quebra Gelo: Quanto aos deveres domésticos, o que você “menos” gosta de fazer me casa?
Tema: Fundamentos da Unidade Cristã
Texto-base: Efésios 5.22-33
Dos vs. 5.22 ao 5.33, Paulo vai falar mais especificamente do relacionamento marido e mulher, mas de uma forma muito profunda e motivadora. Ao longo de Efésios, Paulo enfatizou a importância da liderança sobre todas as coisas tanto na antiga quanto na nova criação. Como líder da igreja, Jesus personifica e capacita uma nova comunidade de amor: a igreja, o seu próprio corpo. Aqui Paulo aplicou a liderança de Cristo ao casamento. Cristo reverte a inimizade que geralmente surge entre os cônjuges como resultado da queda em pecado (Gn 3.16), restaurando a ordem criativa original na qual marido e esposa se complementam.
Pergunte: O versículo 22, Paulo diz às mulheres serem submissas aos seus maridos, como ao Senhor. No seu entendimento, a que tipo de submissão Paulo se refere?
Compartilhe: A questão da submissão é forte, mas tem sido mal interpretada. Uma esposa cristã é chamada a viver em grato reconhecimento do cuidado e liderança do seu marido. Assim como todos os crentes respeitam o Senhor e se submetem a ele. Paulo queria que a esposa respeitasse o seu marido e fosse submissa a ele. Diferentemente do respeito que temos por Cristo, o respeito que a esposa tem pelo marido tem de ser necessariamente condicional.
– Em Efésios 5.23, Paulo diz que o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja.
Pergunte: O que Paulo quis se referir ao dizer que o homem ser a cabeça da mulher?
– Leia Efésios 5.25-33, Paulo faz várias orientações para que os maridos amem a sua mulher.
Pergunte: Que tipo de amor é este?
Compartilhe: Paulo chamou o marido para amar a sua esposa como o seu próprio corpo porque ele entendia que “uma só carne” de Gn 2.24 prefigurava Cristo tornando-se unido “à sua mulher” (v. 31), a igreja. O marido deve imitar Cristo, que uniu intimamente a igreja consigo mesmo, ligando a sua identidade real à dela por meio da aliança, conferindo a ela dignidade em seu lugar ao lado dele, “nos lugares celestiais” (2.6).
CONCLUSÃO:
Em nenhum outro lugar do Novo Testamento o amor abnegado de Cristo é aplicado mais diretamente a um relacionamento específico como um modelo a ser seguido. Nesses versículos – vs. 26 e 27 – Paulo resumiu todo o processo com o qual Cristo se comprometeu em sua relação com a igreja: Cristo a lavou da corrupção do pecado e agora a está preparando para um glorioso destino com ele. De igual modo, os maridos são chamados para cuidar de suas respectivas esposas.
INSCREVA-SE NO BLOG
Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento
Sobre o Autor
0 Comentários