Para que não te falte disciplina
“Eu tento, mas não tenho disciplina”. “Eu queria, mas não sou disciplinado o suficiente”. Se você já falou ou ouviu essas frases de alguém, deve ter percebido que a questão da disciplina é mesmo importante tanto para alcançar os objetivos da vida pessoal quanto da vida profissional.
Se for apenas uma desculpa para não tentar, pode parar por aí. Contudo, se você realmente acredita que a disciplina é um item que está em falta na sua vida, descubra a seguir como ele pode ser desenvolvido.
Para começar, o que é disciplina?
A disciplina nada mais é do que a capacidade que uma pessoa possui de obedecer às regras que alguém lhe impôs ou que ela impôs a si mesma. Sabe quando você define uma meta e consegue realizar, passo a passo, tudo o que é necessário até alcançá-la? Então, lá está a disciplina fazendo sua parte, evitando que você desista, se distraia e se distancie daquele objetivo.
Sem motivação forte, persistência e autoconfiança, ser disciplinado fica difícil.
Saiba o que você quer
Atingir um objetivo, por mais difícil que seja, fica mais fácil quando se trata de algo que você realmente deseja, e não uma simples obrigação. Pense naquilo que te faria acordar cedo, dormir tarde, suar a camisa e, mesmo assim, sentir-se feliz.
A partir de suas paixões, você conseguirá delimitar um objetivo claro. Mas isso, por si só, não é suficiente. É preciso fazer um planejamento, etapa após etapa, de tudo o que deve ser realizado até realizar esse sonho. Não adianta sonhar sem começar a agir. Organize-se e parta para a ação. Nada de braços cruzados.
Saiba que você é capaz
Você consegue se lembrar de todas as vezes em que pensou que fracassaria? É capaz de se lembrar de todas as vezes em que isso realmente aconteceu? Nossa mente, sempre com o objetivo de nos proteger, cria milhares de cenários em que as coisas dão errado, mas são bem poucos os que realmente se concretizam.
Assim, não dê ouvidos a essas invenções, muitas vezes absurdas, da mente. É preciso prudência, claro, mas isso não deve bloquear sua força de vontade. Com coragem e autoconfiança, as coisas se concretizam mais facilmente. Em contrapartida, se você entrar no jogo já acreditando que sairá derrotado, provavelmente isso também acontecerá. Cuide de seus pensamentos, já que seus resultados são reflexo direto deles.
Tome decisões, sem esperar pelo momento perfeito
Ao trilhar o seu caminho, você terá que tomar decisões. Elas serão muitas. Algumas delas serão difíceis. Mesmo assim, você terá que escolher. Se der errado, não tenha medo de recomeçar de onde parou; acontece. Só não fique esperando por aquele momento em que você acredita que estará 100% informado e seguro para acertar. Esse momento não existe e, na maioria das vezes, é uma desculpa que sua mente encontra para postergar o momento das decisões.
Quando você vê, está procrastinando, o tempo está passando e as oportunidades estão indo embora. Não caia nessa armadilha. Pense, mas não se esqueça de decidir e de agir.
Quando tudo der errado, reúna forças e continue
Saiba que, qualquer pessoa bem-sucedida ouviu “nãos”, sentiu-se sozinha, confusa e enfrentou uma adversidade atrás da outra. Com você não será diferente. Mas é exatamente isso o que difere uma pessoa de sucesso de uma pessoa mediana: elas não fogem dos desafios; seguem em frente em busca de superação até conquistarem o que desejam.
Por isso, encare os problemas como fontes de reflexão e aprendizado, bem como maneiras de mostrar ao mundo (e a si mesmo) suas próprias capacidades. São desafios, não bloqueios definitivos. Na hora, eles parecem horríveis, mas, ao final de sua trajetória, você perceberá que são justamente os obstáculos os elementos que mais valorizam a sua conquista.
fonte: experiênciadesucesso.com.br