Quebra Gelo: [veja aqui 36 perguntas para quebra gelo]

Tema: Alegrem-se – Série Exposição da Carta aos Filipenses – Estudo 5

IntroduçãoProsseguindo para alcançar (Leia 3:12-16). Até o próprio apóstolo Paulo não acreditou que uma vez que ele foi salvo, foi salvo para sempre. Enquanto ele era confiante da sua salvação em Cristo, é óbvio que ele continuou cada dia a fazer o que pôde para prosseguir na luta. Ele não quis perder “o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (v. 14). Se Paulo tinha que batalhar todos os dias, todos os discípulos de Cristo precisam fazer o mesmo.

Pergunta: Você está prosseguindo para alcançar quais alvos espirituais? Você está progredindo?

Alegria em Cristo (Leia  4:4-7). Não é fácil estar contente no sofrimento, mas isto é o que o cristão é chamado frequentemente a fazer. Contudo, podemos regozijar-nos, não importa quão dura seja a situação, se estivermos firmes “no Senhor”. Se simplesmente nos mantivermos perto do Senhor, em oração, poderemos conhecer a paz “que excede todo o entendimento” (4:7).

Pergunta: Quais coisas, na sua prática diária, costumam roubar sua alegria?

A vida contente (Leia  4:10-13). Ao receber ajuda dos filipenses, Paulo se regozija grandemente “no Senhor” (4:10). Mesmo assim, ele explica que seu contentamento vem, não das coisas que ele tem nesta vida, mas em sua relação com o Senhor. O contentamento, nesta vida, é uma atitude aprendida (4:11). Em todas as coisas que Paulo sofreu por amor do evangelho (veja 1:17; 3:4-11; 2 Coríntios 11:23-30), ele aprendeu a manter sua atenção em Cristo (veja também 2 Coríntios 12:7-10). Se aprendemos a ter Cristo como o foco de nossa vida, a nossa circunstância material perderá sua importância (4:12-13).

 Pergunta: Através de toda a sua carta aos filipenses, Paulo estava agradecido por tudo que ele tinha vivido. Tanto pelas coisas boas como as ruins. Pelo que você agradeceria a Deus hoje?

Pergunta:  O que você aprendeu em nossa Célula hoje?

Conclusão: Paulo começou sua carta agradecendo a Deus pelos filipenses (1:3). Ele encerra com  agradecimento pessoal aos irmãos.  Nosso amor genuíno de uns pelos outros e nosso cuidado com a unidade no corpo de Cristo devem compelir-nos a ver uns aos outros assim como Cristo nos vê. Podemos saudar uns aos outros em alegria se há lutas entre nós? Temos que humilhar-nos e abandonar toda e quaisquer diferenças pessoais para ajudar uns aos outros, pois isso é exatamente o que Jesus fez por nós (2:5-11).