Consolidação: como fazer?

Telefonema ou fono-visita

Basicamente, há dois tipos de recém-convertidos: os que já fazem parte de uma célula e os que ainda não fazem parte de uma.

Quanto àqueles que já estão em uma célula, os líderes deverão chamar os seus membros convictos e maduros para consolidá-los. Nesse caso, o consolidador deverá conversar, ou na reunião da célula ou por telefone, com o recém-convertido, agendando com ele um primeiro encontro para a consolidação, o qual poderá ser na residência de um dos dois ou em outro local (restaurante, lanchonete, etc) e, nesse primeiro e nos demais encontros, agir conforme os próximos passos.

Primeiro encontro: confirmando minha decisão

Os encontros para a consolidação devem ter como marcas a pessoalidade e a informalidade, ou seja, um ambiente relacional, leve e descontraído, em clima de “bate-papo”.

No primeiro encontro, comece a conversa com assuntos do dia-a-dia, para quebrar o gelo. Logo após ou em meio a isso, transicione o assunto da conversa para o tema do encontro, contando para o recém-convertido o seu testemunho de conversão a Cristo.

Como é um testemunho efetivo, eficiente e eficaz? É um testemunho que aborda, de maneira simples, clara e objetiva, quem era você antes de se converter a Cristo, como foi sua experiência de conversão e quem é você hoje, após a conversão a Cristo.

Após isso, peça ao recém-convertido para lhe contar a experiência de conversão dele.

Veja também

O que é a Bíblia?

Como estudar a Bíblia?

Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Você pode ajudá-lo a fazer isso lhe fazendo as seguintes perguntas:

Após isso, se você perceber que a pessoa não entendeu bem o que aconteceu e que a decisão dela por Cristo está inconsistente, diga-lhe que a razão deste primeiro encontro é para que você a ajude a entender melhor o que é seguir a Cristo e ela confirme a decisão de se converter a ele.

Para fazer isso, uma forma é compartilhar com o recém-convertido as 4 Leis Espirituais.

Comece perguntando: “Você já ouviu falar das quatro leis espirituais?”.

Após a resposta, apresente cada uma delas.

1ª LEI – Deus ama você e tem um plano maravilhoso para a sua vida.

2ª LEI – O homem é pecador e está separado de Deus.

Por isso, não pode conhecer nem experimentar o amor e o plano de Deus sua vida: João 3.16 diz: “Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João 10.10 diz: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.

Romanos 3.23 diz: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.

Romanos 6.23 diz: “Pois o salário do pecado é a morte”. Morte, nesse texto, significa separação espiritual de Deus.

3ª LEI – Jesus Cristo é a única solução de Deus para o homem pecador.

Por meio dele você pode conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para sua vida.

4ª LEI – Precisamos receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor, por meio de um convite pessoal.

Só então poderemos conhecer e experimentar o amor e o plano de Deus para nossas vidas.

Romanos 5.8 diz: “Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores”.

1Coríntios 15.3 diz: “Cristo morreu pelos nossos pecados”.

João 14.6 diz: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. João 1.12 diz: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus”.

Efésios 2.8-9 diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”.

Apocalipse 3.20 diz: “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei”.
Dito isso, pergunte à pessoa: Se ela reconhece a Jesus como seu Senhor e único e suficiente Salvador e se esta disposta(o) a iniciar uma nova vida com ele.

Encerre o encontro orando pelo recém-convertido e agendando o próximo encontro.

Você poderá seguir de acordo com as orientações e método usado pela sua igreja.

Dica de assuntos

Segundo encontro: Ensinando a viver uma nova vida em Cristo.

Inicie o encontro, perguntando como foi o período desde o último encontro até agora. Para se solidarizar e animar o recém-convertido, compartilhe com ele dificuldades e vitórias semelhantes às que ele te contar.

Após isso, transicione a conversa para o tema do encontro, a nova vida em Cristo. Pergunte:

No momento em que você, em um ato de fé, recebeu a Cristo: Uma nova vida é alcançada mediante arrependimento, ou seja, mudança de atitude.

Encerre o encontro orando pelo recém-convertido e agendando o próximo.

Terceiro encontro: crescendo espiritualmente

Inicie o encontro, perguntando como foi o período desde o último encontro até agora. Para se solidarizar e animar o recém-convertido, compartilhe com ele dificuldades e vitórias semelhantes às que ele te contar.

Para crescer espiritualmente, ou desenvolver um relacionamento com Deus, você deve praticar o seguinte:

Antes de orar pelo recém-convertido, encerrando os encontros, reforce a importância de ele, para um crescimento contínuo, participar de uma célula, cursar a Escola de Líderes (ou que for utilizada pela sua igreja) e ser batizado, e participar do Encontro com Deus caso sua igreja o faça. Ofereça-se para ajudá-lo. Após isso, ore encerrando os encontros e se coloque à disposição do recém-convertido para qualquer necessidade.

Nota:

Os itens 2, 3 e 4 deste material estão baseados no folheto “As Quatro Leis Espirituais”, de Bill Bright, publicado pela Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo.

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.