Tema: Confortado e restaurado
Índice
Texto: Leia 1 Reis 19:3-15
Introdução
Elias está cansado, chateado e sozinho. Seu desejo é ser confortado e restaurado por Deus.
Ele acaba de passar por um dos períodos mais intensos de sua vida: enfrentando os 450 profetas de Baal, invocando fogo do céu, vendo Deus trazer uma tempestade após anos de seca e fome, correndo 30 km à frente de uma carruagem, recebendo uma ameaça de morte da rainha, fugindo por cerca de 160 km e, finalmente, acabando sozinho no deserto.
Pergunte: Como Deus trata esse homem exausto?
Primeiro, ele ajuda Elias de uma forma muito prática: alimentando-o e deixando-o descansar.
Quando Elias começa a se sentir melhor, confortado e restaurado, Deus leva-o ao Monte Horebe, o monte de Deus. Foi aqui que Deus se encontrou e falou com Moisés através da sarça em chamas (Êxodo 3:1-2), deu a ele os Dez Mandamentos e confirmou sua aliança com o povo de Israel (Deuteronômio 5).
Elias é lembrado das promessas de Deus e de sua fidelidade no passado. Mas, ao contrário de quando Deus apareceu a Moisés, uma ocasião em que houve vento, fogo e terremotos, desta vez, Deus aparece em uma brisa suave.
Finalmente, quando Elias está totalmente recuperado, renovado, confortado e restaurado. Agora Deus incumbe-o de uma nova tarefa importante, mostrando que ele ainda é precioso para Deus e que ainda pode ser usado por ele.
Depressão
Todavia, embora a palavra “depressão” não se encontre na Bíblia, há muitas referências ao desespero, à desesperança e à profunda infelicidade (por exemplo, em Lamentações e em muitos Salmos).
Saiba que Deus compreende e oferece-nos alternativas: perdão, amor e esperança.
Por isso, devemos orar pelas pessoas que estão com depressão, mas, assim como acontece com as doenças físicas, Deus nem sempre age da maneira que esperamos.
Pergunte: Além de orar, o que mais podemos fazer para ajudar as pessoas na prática quando elas estiverem tendo dificuldade para lidar com a tristeza e a depressão?
Às vezes, Deus cura as pessoas de suas doenças, mas ele frequentemente oferece restauração de outras maneiras.
Todavia, é importante entender que o fato de uma pessoa não se curar da depressão nunca é culpa dela por não ter “fé suficiente”.
Entenda que, para superar a depressão, pode ser necessária uma combinação de algumas abordagens. Conversar com conselheiros treinados pode ajudar a mudar padrões de pensamento prejudiciais.
Os antidepressivos podem ajudar a equilibrar as substâncias químicas no cérebro que permitem que nos sintamos bem. A comunidade cristã pode ajudar nos casos de isolamento e solidão.
Apoio
Todos devem se sentir valorizados, independentemente daquilo pelo que estão passando. Neste sentido, as visitas, as orações, os telefonemas e o apoio prático significam muito.
Pergunte: O que podemos fazer para ajudar as pessoas na prática quando elas estiverem tendo dificuldade para lidar com a tristeza e a depressão?
Entretanto, não precisamos ser especialistas em saúde mental para ajudar. Agora podemos permanecer ao lado das pessoas que estão sofrendo e oferecer Jesus como fonte de esperança.
Mateus 5:4 diz: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados.”
Desafio
Esta semana, reserve um tempo para ler a Bíblia, meditar e orar. Pense sobre a seguinte pergunta:
O que podemos aprender com a forma como Deus interage com Elias?
Você pode gostar
- Servir: O Chamado de Todos
- Perguntas para Quebra-Gelo
- Chamados para Servir: 3 coisas que você precisa saber.
- Discipulado Começa com Contemplação
- Davi Lições da Liderança: Série de 5 estudos