TEMA: Chamados ou Escolhidos

Baixar este estudo em PDF

Quebra-gelo

Se você tivesse que escolher um filme para assistir agora, qual seria? Ação, Romance ou Suspense?

Objetivo

Chamados ou Escolhidos? Neste estudo falamos sobre a diferença entre ser chamado e ser escolhido. Vamos aprender com Gideão, o que Deus está procurando para fazer a Sua escolha e como podemos agir em direção ao chamado de Deus.

Texto Base

Juízes 7: 1-7 e Mateus 22:14.

Introdução

Chamados ou Escolhidos? Sem dúvida, você já deve ter ouvido alguém dizer ou então, lendo a Bíblia, percebeu que Deus não faz nada por acaso. Tudo o que Deus faz é visando algo muito grande à frente.

A todo o momento, Deus nos dá orientações e direções, nos pede algumas posturas ou cobra algumas mudanças. Todas essas coisas, se obedecidas e praticadas fielmente, nos trazem muitos benefícios.

Compartilhe

Em vários momentos da nossa vida, a sensação é de estar sendo testado, provado. Não existe ser humano que não passe por testes.

Quando estamos à procura de algum emprego, normalmente, as empresas chamam para fazer algum tipo de teste, a fim de selecionar os aptos para o cargo e ao final fazer a escolha do novo funcionário.

É necessário estar capacitado para esta seleção e preencher os pré-requisitos exigidos.

Deus também trabalha com o selecionamento de pessoas. É preciso estar apto para cumprir o que Deus nos chama a fazer, é necessário passar nos testes.

Não existe pessoa que não possua um chamado. Você é chamado para estar com Ele, para falar Dele em sua casa, vizinhança, cidade, talvez em outro país. Você é chamado para fazer a diferença no seu trabalho, na sua família, para fazer parte de algum ministério e tantas outras coisas que Deus nos chama a fazer.

O texto que lemos de Mateus 22:14 nos mostra o próprio Jesus dizendo: Muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.

Contudo, Ele não escolhe poucos porque deseja que poucos sejam os escolhidos para cumprir a Sua vontade, mas porque as pessoas não conseguem passar nos testes, não dão ouvidos à sua voz quando Ele dá alguma orientação ou pede alguma renúncia.

Pergunte: Você já sentiu que estava passando por algum teste em sua vida?

No texto que lemos de Josué, vemos que Deus chamou Gideão e mandou reunir um exército para livrar Israel das mãos dos midianitas. Para algo tão importante, 32 mil homens foram chamados, mas havia ainda uma seleção pela frente, uma seleção feita pelo próprio Deus.

Entretanto, para um chamado tão especial quanto o que Deus tem para nós, é necessário estar apto, passar nos testes para que ao final possamos ser escolhidos.

Veja também

Pergunte: Como você acredita que Deus seleciona pessoas?

Olhando para o texto de Juízes, podemos ver que Deus procura algumas coisas em nós para que possa nos escolher.

I – Coragem. No versículo 3, vemos que a primeira coisa que Deus procura são pessoas de coragem. Ninguém conta com o medroso para algo grande e importante, pois ele pode abandonar a qualquer momento.

Em II Timóteo 1: 7 a Bíblia nos diz que Deus não nos deu espírito de covardia mas de coragem. Precisamos ter coragem para enfrentar as lutas, passar pelos testes e fazer o que Deus nos chamou para fazer. O próprio Deus já nos deu toda coragem que necessitamos.

Mesmo que hoje você não se sinta alguém corajoso, lembre-se que o espírito de coragem já está em você. Olhe para as lutas que se levantam e diga que elas não vão te fazer desistir, pois você não tem espírito de covardia, mas de coragem!

II – Atenção. Este é um ponto muito importante.

Nosso inimigo é muito sutil e nunca joga honestamente. Ele ataca a qualquer momento. Assim, estar atento às ações do inimigo é fundamental para quem deseja ser escolhido.

Os ataques podem vir em forma de coisas boas, devido ao fato de que o diabo tenta nos enganar. Pode ser como uma proposta de trabalho irrecusável, um relacionamento dos sonhos, um concelho aparentemente bom, etc.

Mas aquele que está atento não vai ser pego de surpresa pelo adversário. Em I Pedro 5: 8, a Bíblia nos orienta a estar atentos e vigilantes.

III – Fé. Ao final da seleção que Deus fez no exército de Gideão, de 32 mil homens, restaram apenas 300! Esses 300 homens teria que lutar contra um exército de 135 mil homens.

De fato, eles foram para a guerra e venceram, pois sabiam que era uma luta vencida por fé.

Pela mesma razão, devemos colocar a nossa fé em prática, saber que mesmo que pareça que os testes são grandes demais ou que uma grande batalha está pela frente, nós somos mais que vencedores e a nossa luta não é contra as pessoas mas contra o diabo.

II Coríntios 10:4, nos fala que possuímos armas muito poderosas para destruir fortalezas. Haja por fé!

Conclusão

Todos têm um chamado. Aja por fé. Ao final, seja uma pessoa com a qual Deus pode contar. Além do mais, não deixe que nada pare você no meio do caminho.

Seja como for, saiba que é você quem decide em não parar mas de prosseguir naquilo que Deus te chamou!

Desafio: Esta semana, nosso desafio será o de lembrar do chamado de Deus para sua vida. Você já pensou em desistir dele? Peça a Deus que manifeste em você o espírito de coragem que Ele já te deu.

Tempo de Oração | Comunhão | Informações Importantes

Quer aprender mais sobre a Bíblia? Conheça o Curso de Interpretação Bíblica de Gênesis a Apocalipse. Ele irá ajudar você de forma simples e sem complicação!