Se você tivesse que escolher entre Aprender o errado ou ensinar o certo, qual seria sua escolha? Neste artigo estaremos abordando sobre esse desafio que todo líder enfrenta.

Líderes são pessoas que guiam um grupo de pessoas a um determinado propósito.

De acordo com o dicionário, um líder é o porta-voz de um povo, ele fala e decide pelo povo.

A primeira vez na Bíblia que vemos esse tipo de nomeação no meio do povo é quando Moisés já não aguentava mais tão grande povo e tantos problemas, então, seu sogro, que já era líder e ancião em seu povo o aconselha e nomear chefes, cabeças, no Hebraico “Rosh”, cujas letras são as mesmas que formam a palavra “Resh” que significa princípio.

Um Líder segundo a vontade de Deus

Assim, um líder segundo a vontade de Deus deve ser uma pessoa que está sob os princípios divinos e não toma decisões baseadas no seu próprio coração.

Desse mesmo modo o povo deve saber reconhecer verdadeiros líderes conforme seus posicionamentos e decisões.

Acabe, embora judeu, casou-se por interesse político com uma princesa de origem fenícia, seus posicionamentos antes e depois dessa união foram desastrosos para o reino.

Davi feriu muitos princípios, mas mantinha um relacionamento com Deus e seu coração era quebrantado; arrependimento e mudança de atitude foram marcas do seu reinado.

Saul foi rejeitado por Deus porque desobedeceu por diversas vezes com a desculpa de tentar executar as tarefas além e de outro modo que Deus havia ordenado.

liderança

Liderança tem consequências

Todos eles sofreram as consequências de tentarem proceder fora do que havia sido estabelecido por Deus.

Após os tempos bíblicos continuamos a ver as mesmas histórias se repetindo, mudam os tempos, mudam os personagens, mas os erros e pecados são os mesmos, como Saul, alguns quererem melhorar o que Deus falou, outros porque simplesmente não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus.

Assim, surgiram doutrinas, ditos e linhas teológicas que não tem embasamento algum. A maior parte desses ensinos surgiram de confabulações entre bispos católicos e cartas de padres.

É o caso do ensino que diz que a palavra RELIGIÃO tem origem na palavra latina RELIGARE e significa religar o homem à Deus. Isso não é verdade.

Esse ensino iniciou-se com Agostinho de Hipona, canonizado pelo Catolicismo Romano como Santo Agostinho e pelos protestantes é conhecido como Pai da Igreja Cristã.

Aqui fica a atenção entre aprender o errado ou ensinar o certo. Essas premissas e a conclusão foram formuladas apenas por Agostinho sem base em qualquer dicionário de língua latina ou grega, apenas adicionando seus pensamentos aos ensinos que estavam sendo ministrados na época. Contudo, essa etimologia é rejeitada pelos estudiosos de línguas.

Você também pode gostar

Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Como estudar a Bíblia?

O Que é Discipulado?

O que é a Bíblia?

A palavra RELIGIÃO vem do latim RELIGIO, a palavra é a união do prefixo RE + LEGERE, que significa ler de novo, reler. Isto significa, respeito, temor pelo que é sagrado, é o cuidado em fazer segundo aquilo que se está lendo, de acordo com o que está escrito.

A religião também é composta por outros elementos que fazem parte da sociedade como cultura, tradições, valores morais entre outros componentes que fazem parte do exercício de fé.

Portanto, não podemos acolher esse devaneio de Agostinho. Se os professores na escola e nas universidades nos ensinam a citar bibliografias em nossos trabalhos, porque homens tão gabaritados não seguem esse procedimento? Porque nós não questionamos esses procedimentos?

Qual a razão para continuarmos recebendo ensinos sem a devida verificação seja com dados seculares seguros ou com referências bíblicas.

Se a definição não consta no dicionário de etimologia, não há motivos para que seja difundida como autêntico.

É verdade que as palavras poder ter diferente utilizações e significados em diferentes contextos, mas não podemos oferecer uma nova origem a elas.

Essas brechas que foram abertas naquele tempo, abriram precedentes para que outros mitos fossem difundidos e até os dias de hoje são ensinados, tais como:

“Jesus juntou dinheiro que ganhou na sua carpintaria e comprou uma casa de praia”, “Elias foi arrebatado aos céus numa carruagem de fogo” (“…eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho” – 2 Reis 2:11 – Foi num redemoinho!)

“Deus mudou o nome de Saulo para Paulo quando ele se converteu a Jesus” (ele tinha dupla cidadania – Atos 22:25-29), “o crente só abaixa a cabeça para orar e levanta pra vencer”.

Porque nas faculdades e trabalhos científicos os professores exigem bibliografia, mas as pregações e ensinos podem ser das cabeças dos líderes.

Eles pregam qualquer coisa e todo mundo concorda sem verificar se bate com a referência ou se tem referência para tamanhas insanidades e falácias.

Não é mais tempo de aceitamos tudo que ouvimos, nem propagarmos ditos e mitos.

Estamos vivendo os últimos momentos que temos para pregar e precisamos remir esse tempo pregando e ensinando a verdade, aquilo que passa pela verificação das Escrituras Sagradas.

Se você se interessou por este tema e deseja conhecer mais detalhes do que a Bíblia ensina clique aqui.

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.