Quebra Gelo: Você se considera uma pessoa de boa memória?

Tema: Alegrem-se – Série Exposição da Carta aos Filipenses – Estudo 3

Texto – Leia Filipenses 2:1-5

Introdução – Para os irmãos filipenses servirem bem uns aos outros, deveriam deixar de lado os seus próprios desejos pelo bem comum e viver em unidade. Eles teriam que aprender a ser desprendidos. Muitos reinos tinham caído por causa do egoísmo e da ganância. Mas o reino do céu estava estabelecido no serviço desinteressado aos outros. Eles deveriam encorajar uns aos outros; terem o mesmo Espírito; viver em comunhão e terem a mesma alegria que Paulo.

Pergunta: Com base nesta passagem, o que é para você caminhar no mesmo Espírito?

1 – A mente de Cristo – Leia Filipenses 2:5-11. Jesus Cristo — o próprio Rei — veio como um servo (vs. 6-7), e serviu a toda a humanidade vivendo sem pecado e morrendo numa cruz. Se Jesus pode humilhar-se para descer do céu e servir os homens, estes podem humilhar-se para descer de seu orgulho e servir os outros.

Pergunta: De que maneira a igreja de Filipenses deveria praticar a humildade dita por Paulo?

Pergunta: Qual é a resposta de Deus para aqueles que praticam a humildade? (vs. 9-11; veja também 1 Pedro 5:5-6).

Pergunta:  O que você aprendeu em nossa Célula hoje?

Conclusão: O apóstolo apresenta um apelo que consiste em quatro partes e expressa uma ideia importante: a unidade da Igreja. O termo o mesmo expressa a preocupação de Paulo com a humildade (Fp 4.2). Paulo ilustra essa atitude nos versículos 3 e 4 e depois descreve o maior exemplo de humildade, o próprio Jesus Cristo, nos versículos 5 a 8. Quanto à expressão o mesmo amor, veja o comentário de Filipenses 1.9. Ao incitar os cristãos de Filipos a sentirem o mesmo ânimo, Paulo está enfatizando uma unidade de espírito entre eles (SI 133), literalmente uma união da alma.