Quebra Gelo: Você se considera uma pessoa alegre?
Tema: Alegrem-se – Série Exposição da Carta aos Filipenses – Estudo 1
Texto – Leia Filipenses 1:1-12
Introdução – Da prisão, Paulo escreve aos irmãos filipenses um apelo emocionante e encorajador para serem unidos e constantes. Paulo não escreve aos seus amigos em Filipos de sua posição como apóstolo, mas sim de sua posição ao lado deles, em jugo como eles no serviço ao Senhor. Suas palavras são para todos os santos em Cristo Jesus em Filipos – frisando a importância deles serem unidos na recepção da mensagem que ele está enviando – mas com ênfase especial nos bispos e diáconos da congregação, cujo trabalho é de ajudar em manter os irmãos unidos e constantes no serviço do Senhor.
Pergunta: Paulo escreveu para “todos os santos”. Quem são os santos?
A oração de Paulo (1:3-11). Paulo é sempre agradecido por tudo que ele tem recebido do Senhor, e ele vê os irmãos em Filipos como mais uma dádiva de Deus, porque o ajudaram desde o início de seu serviço de evangelização. Ele tem saudades deles “na terna misericórdia de Jesus Cristo” (1:8), mas, ao invés de orar pelo próprio desejo de os ver de novo, ele ora pelo crescimento espiritual deles. Se eles crescerem em amor, com conhecimento e discernimento, Paulo sabe que terá oportunidade de os ver de novo após esta vida, que é mais importante que os ver outra vez nesta vida.
Pergunta: Quando você ora, qual é a sua atitude mais frequente: Agradecer ou Pedir?
Pergunta: Qual será o resultado se os filipenses crescerem em conhecimento e discernimento?
Pergunta: O que você aprendeu em nossa Célula hoje?
Conclusão: Uma das grandes alegrias de Paulo era constatar que as igrejas recebiam suas cartas e conselhos como Palavra de Deus e se entregavam à prática do Evangelho. Paula era agradecido a Deus pelo apoio permanente dos filipenses, desde seus primeiros discípulos. O desejo dele é que Deus seja glorificado pelo crescimento frutífero dos irmãos em Filipos.