Quebra-gelo: Como você lida com o tempo? Você é do tipo deixa pra depois?

TEMAA Sabedora do Coração – Texto: 1 Crônicas 12.32

 “dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra”

Introdução: A “ciência dos tempos” é uma das mais importantes. Compreender os períodos espirituais no qual está vivendo é de grande importância para viver uma vida abundante. Isso é ter e agir com sabedoria. Quando você sabe o que vem pela frente, você terá maiores condições de se preparar adequadamente.

Pergunta: Como você avalia o ‘tempo” em que você está vivendo hoje?

Em Eclesiastes 8.5, lemos que “o coração do sábio discernirá o tempo e o modo”. Se formos sábios de coração, daremos atenção a importância de discernir os tempos e desenvolveremos esta habilidade.

O “coração do sábio discernirá o tempo e o modo”. A palavra hebraica aqui, para coração, é lebh. Esta palavra é utilizada para referir-se ao interior do ser, local central da natureza interior da pessoa. O discernimento dos tempos e do modo, portanto, não é resultado da simples análise técnica dos fatos e acontecimentos, mas procede de uma dimensão mais profunda. Para ter este discernimento, é necessário adquirir sabedoria de coração.

Pergunta: O que é para você ser sábio de coração em relação ao tempo?

Saber o prazo para terminar determinado período de tempo fortalece a esperança e revigora a alma.

Pergunta:  O que você aprendeu em nossa Célula hoje?

Conclusão: Assim como os filhos de Issacar, se discernirmos o tempo e o modo, seremos levados a construir coisas permanentes. O profeta Elias, por exemplo, se apresentou ao rei Acabe no momento certo (1 Reis 18). Sua atuação profética no momento exato proporcionou o resultado vitorioso. Fazer a coisa certa no momento certo produz o melhor resultado e nos leva a conquista de uma vida abundante e de paz!

Veja Também

Trilhando no Caminho da Vitória

Determinação: É Tudo Que Eu Preciso!

Os Benefícios da Obediência