Afinal, o que é ser um verdadeiro discípulo de Jesus? Para aprendermos a ser discípulos, precisamos compreender o que realmente é ser um discípulo.

Origem da palavra discípulo

A palavra discípulo em Hebraico é Talmid (תלמיד), que no plural é Talmidim (תלמידים).

O significado da palavra Talmid é estudante, estudioso, aprendiz.

Todo conceito de uma palavra hebraica é formado pela representação das letras, que antes de serem este alfabeto quadrático, eram desenhos pictográficos representando coisas, pessoas e ações.

A palavra Talmid no Hebraico tem cinco letras, a primeira letra é Tav (ת), cujo desenho original era de uma cruz e seu significado é aliança e, a aliança que Deus promete fazer conosco e faz é esta descrita em Jeremias 31:33 – “Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo”.

Você também deve gostar

O Que é Discipulado?

Cristão ou Discípulo?

O que é a Bíblia?

Como ler a Bíblia? Em que ordem ler a Bíblia?

Ele fez conosco essa aliança na cruz, por meio do seu sacrifício.

Temos a segunda letra é Lâmed (ל), cujo desejo é de um cajado, significando guia, líder, nosso guia, nosso líder é somente um o Mestre Jesus, ele nos disse em Mateus 23:8b – “um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos” e Mateus 23:10 – “Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo”.

É importante entender bem o contexto desses versículos, pois Mateus 23 está ensinando sobre a hipocrisia e sobre a soberbia, o desejar os primeiros lugares, “nem vos chameis” está claramente se referindo àqueles que se autointitulam.

O que é ministério?

Do mesmo modo, ser um verdadeiro discípulo de Jesus no que diz respeito ao ministério, estes textos não podem ser interpretados de modo a que anulem os ministérios sobre os quais Paulo instruiu em suas cartas aos Coríntios e Efésios nas quais menciona que Deus nos distribuiu ministérios, uns para apóstolos, outros para profetas, evangelistas, pastores e mestres.

Precisamos ter consciência de que fomos chamados para servir no Reino, porque a palavra ministério significa serviço.

Ministério não é um cargo que se ocupe, não é uma cadeira (trono) para que nos assentemos, nem um degrau que subimos, mas uma rampa que descemos porque o caminho que seguimos deve ser reto.

O conceito de subir degraus e galgar graus é amplamente utilizado no paganismo, desde que começou a ser construída a torre de Babel, construída para alcançar o céu, assim é o modelo de governo maligno que vem enganando a muitos – a partir daqui que surgem as religiões da terra. 

A terceira letra é Mêm aberta (מ), que é o desenho de águas e significa caos, problema, o que nos ensina que o verdadeiro Talmid não deve usar o que aprende para causar problemas, mas para solucionar problemas, este é aquele que ao entrar no meio de uma situação difícil, de um caos social, deve trazer a luz da Palavra de Deus para solucionar os problemas com o bom uso do conhecimento que tem aprendido.

Depois temos o Iud (י) que é o desenho de uma mão fechada significando trabalho concluído, o que mostra que o verdadeiro discípulo não deixa um trabalho por fazer ou por terminar, mas o que começar deve perseverar até o final.

Finalmente, a última letra é Dalet (ד), que é o desenho de uma porta que significa entrar, caminho, apontando para as palavras do Mestre que diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.

Ele também é o Verbo Vivo, A Palavra Viva que se fez carne e habitou entre nós.

Ele não nos mostrou o caminho, Ele é o caminho, é importante compreendermos que sem Ele nada podemos fazer, Ele é o único mediador entre Deus e os homens.

Por isso, ninguém vem ao Pai senão por Ele, ou seja, sem crer e recebê-lo não podemos ter a revelação da plenitude de sua palavra (DEle próprio).

Quando lemos a Bíblia estamos aprendendo diretamente dele e sendo discípulos dele.

Tudo é revelado por meio do clamor

Há ainda alguns conceitos escondidos nas letras Iud e Mêm.

O Iud também é a representação de uma chama, a chama que não deve se apagar em nós é o Espírito de Deus que nos ensina e nos dá revelação daquilo que está escrito.

Essa chama também representa as orações dos santos – Em Apocalipse 8, o anjo toma o incensário com as orações dos santos e o altar é incendiado.

A bíblia sagrada em Jeremias 33.3 diz: “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”.

O Mêm é a figura da água do mar, representa ondas de instrução da Palavra de Deus alcançando as nações por meio do ensino que cada discípulo carrega.

Certamente, não será fácil carregar a verdade e ensiná-la, quanto maior for a intimidade do discípulo com o conhecimento e seu comprometimento em entregá-la de forma pura.

Quanto maior a entrega por ser um verdadeiro discípulo de Jesus, maior será o nível de suas batalhas, como também, maior será suas conquistas e o seu testemunho!

Se você se interessou por este tema e quer conhecer mais detalhes do que a Bíblia pode nos revelar? Clique na imagem abaixo para saber mais sobre o Curso de Interpretação Bíblica de Gênesis a Apocalipse.

em que ordem ler a bíblia

Faça Parte da Lista VIP!

Receba Conteúdo e Materiais GRÁTIS para o seu crescimento!

Nós não usamos spam. Seu e-mail é 100% seguro!

Sobre o Autor

DISCIPULE
DISCIPULE

O Blog Discipule foi idealizado pelo Pastor Antônio Carlos, com o propósito de inspirar e encorajar seus leitores a crescerem em sua jornada de discipulado e vida cristã, compartilhando estudos, reflexões e recursos que os ajudem a crescer como discípulos de Jesus.